Volvo amplia linha de ônibus elétricos com o novo chassi BZR no Brasil

Novo chassi BZR 4×2, apresentado na LatBus 2024, reforça a aposta da Volvo em eletromobilidade, com produção prevista para 2025 em Curitiba

Volvo lança no Brasil o BZR, chassi de ônibus elétrico versátil
Foto | Volvo/Divulgação

A Volvo está ampliando seu portfólio de veículos elétricos para o transporte de passageiros no Brasil com o lançamento do BZR, uma nova e moderna plataforma global de chassis. Versátil, o BZR é adequado para aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância. Este modelo será fabricado em Curitiba (PR) e faz parte da linha de veículos 100% elétricos da marca no país.

Novo BZRT da Volvo promete revolucionar o transporte coletivo com zero emissões e alta eficiência

Foto | Rodolfo Buhrer/La Imagem/Volvo/Divulgação – Volvo lança biarticulado elétrico na LatBus 2024

Atendendo à crescente demanda das cidades por soluções que reduzam as emissões de CO2, a Volvo apresenta na LatBus 2024 o seu novo chassi elétrico de alta capacidade. Nomeado de BZRT – Bus Zero Rapid Transit, o modelo estará disponível nas versões articulada e biarticulada. Será produzido no complexo industrial da marca em Curitiba (PR), que também servirá como base de exportação para mercados que necessitam de ônibus de alta capacidade, tecnologia avançada e zero emissões em seus sistemas de transporte de passageiros.

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O chassi Volvo BZR 4×2, que faz sua estreia na LatBus 2024, é a mais recente solução eletrificada da Volvo para carrocerias de até 13,5 metros e capacidade para até 90 passageiros. “Trata-se do mais recente lançamento global da Volvo Buses, com tecnologia de ponta. O chassi foi apresentado há poucos meses na Europa e já estamos disponibilizando em nosso mercado. Em 2025 temos planos de iniciar a produção deste modelo nas suas diversas versões em nossa fábrica de Curitiba”, afirmou André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

O novo chassi elétrico BZR vem equipado com um ou dois motores de 200kW e 425Nm de torque, além de um câmbio I-Shift de duas velocidades, semelhante ao utilizado nos modelos BZL e BZRT. Com quatro a cinco baterias de íon lítio de 90kWh cada, o BZR mantém o mesmo quadro de chassi, freios, eixos e capacidade de transporte que a versão a diesel da marca, garantindo familiaridade e facilidade de manutenção para os operadores de transporte.

Além disso, o BZR está disponível em uma versão com entrada baixa, a BZRLE, que facilita o acesso dos passageiros, adaptando-se a diferentes sistemas de transporte urbano. Na versão de piso alto, todos os componentes, inclusive as baterias, ficam localizados abaixo do assoalho, proporcionando maior espaço interno e a possibilidade de uma carroceria totalmente envidraçada. O chassi ainda permite a instalação de portas em ambos os lados, de acordo com a necessidade do operador.

Com um alcance de até 300 quilômetros e sendo o chassi elétrico mais leve do setor, o BZR promete até 25% menos desgaste dos pneus, trazendo mais economia para o transportador. “É um chassi super avançado e versátil, que traz mais conforto e segurança para os passageiros e maior produtividade para o operador, tudo sem impacto ambiental”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.

Volvo lança no Brasil o BZR, chassi de ônibus elétrico versátil
Foto | Volvo/Divulgação – Volvo lança no Brasil o BZR, chassi de ônibus elétrico versátil

O modelo também conta com uma tomada CCS2, preparada para receber até 250kW de potência de carregamento, permitindo a recarga completa das baterias em até uma hora“Como os demais modelos elétricos Volvo, o BZR possui tomada CCS2 e está preparado para receber até 250kW de potência de carregamento. Essa tecnologia permite a recarga completa das baterias em até uma hora, trazendo grande benefício em disponibilidade”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Outras inovações incluem um compressor de ar de última geração, que reduz significativamente os ruídos internos, e um sistema de direção eletro-hidráulico. Opcionalmente, o ônibus pode ser equipado com a VDS (Volvo Dynamic Steering), tecnologia que melhora ainda mais o conforto, a manobrabilidade e a segurança para o motorista.

O BZR faz parte da estratégia global da Volvo de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e em 100% até 2040, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade em todos os mercados onde atua.