Ônibus elétrico da BYD começa a operar na Unicamp

Ônibus elétrico BYD
Foto | BYD/Divulgação
O projeto é uma parceria da Unicamp com a CPFL Energia. Coletivo irá atuar no campus da universidade

Um ônibus elétrico da BYD entrou em operação no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele será usado para o transporte de alunos, professores e funcionários da universidade.

VEJA TAMBÉM:

O ônibus elétrico da BYD irá atuar num projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da CPFL Energia, Unicamp, Time Energy e Porakê. O projeto também prevê um eletroposto – instalado no estacionamento da biblioteca central. O coletivo atuará na mesma frota dos demais circulares já existentes na Unicamp, realizando os mesmos trajetos.

Campus sustentável

O projeto foi criado a partir do Campus Sustentável da Unicamp e é financiado pela CPFL Energia por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O projeto é chamado de “Laboratório Vivo de Mobilidade Elétrica para Transporte Coletivo na UNICAMP: Integração de Eletroposto Sustentável, Monitoramento Amplo e Conectividade em Tempo Real”. Com o estudo serão avaliados os benefícios econômicos deste tipo de veículo, o desempenho de recarga no eletroposto e comparar os impactos ambientais em relação ao ônibus a diesel, seguindo um conceito de pesquisa chamado laboratório vivo (Living Lab).

Monitoramento

Um sistema de monitoramento coletará informações relevantes como posição, velocidade, horário, aceleração, entre outros, essenciais para uma boa gestão de frota, do trânsito, de vias públicas e até o monitoramento da poluição.

O projeto já recebeu investimento de R$ 3,4 milhões, colaborando com a formação de alunos de graduação, mestres e doutores da universidade. No total, o investimento será de mais de R$ 6 milhões. A previsão é que o projeto seja finalizado em outubro de 2021, mas o ônibus continuará em circulação após o fim dos estudos.

Ônibus elétrico BYD
Foto | BYD/Divulgação

 “Quanto mais dados e informações científicas conseguirmos apurar numa pesquisa deste porte, maior será a contribuição para a popularização de frotas eletrificadas no país”

Marcello Von Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil