Nova fase de cooperação histórica visa eficiência e redução de emissões
Após uma fase de testes bem-sucedida, o Volvo BZL Elétrico começará a operar regularmente no transporte público de Curitiba. A colaboração entre a Volvo e a cidade, marcada por décadas de projetos de veículos especiais, continua com foco em segurança, eficiência e redução de emissões por passageiro.
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A Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano de Curitiba, adquiriu o Volvo BZL Elétrico, que faz parte das iniciativas da Volvo para eliminar emissões de CO².
Temos a meta global de reduzir em 50% os gases de efeito estufa em nossos veículos até 2030, e em 100% até 2040
André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina
“Testes conduzidos pela Urbs, o órgão gestor da prefeitura para o sistema de transporte público local, da cidade, mostraram as virtudes do Volvo BZL Elétrico. Grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração, muito conforto e segurança para os passageiros e motoristas foram os principais destaques”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo. A marca é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo e já soma mais de cinco mil ônibus eletrificados em circulação em vários continentes.
O Volvo BZL Elétrico, utilizado em Curitiba, possui quatro baterias de íon-lítio de 94kWh e é movido por um motor elétrico de 200kW e 425Nm de torque. A caixa de câmbio e o motor estão acoplados ao eixo de transmissão, garantindo robustez e alta disponibilidade. O sistema de refrigeração independente das baterias proporciona maior segurança e facilidade na operação e manutenção. Com piso baixo e capacidade para 80 passageiros, o ônibus tem autonomia de até 300 quilômetros, permitindo operação contínua durante o dia e recarga à noite na garagem do operador.
A operação regular do Volvo BZL Elétrico representa mais um capítulo na longa história de cooperação técnica entre a Volvo e Curitiba, cidade reconhecida por suas soluções inovadoras em mobilidade urbana. Como signatário do Acordo de Paris, Curitiba tem a meta de zerar as emissões de 33% de sua frota até 2030 e 100% até 2050.
Desde a instalação de sua fábrica em Curitiba nos anos 1970, a Volvo tem sido fundamental na modernização do transporte de passageiros na capital paranaense. Um exemplo notável são os ônibus biarticulados, introduzidos há mais de três décadas, que trouxeram alta eficiência e segurança no deslocamento de pessoas. A experiência bem-sucedida em Curitiba foi replicada em diversas metrópoles, consolidando a liderança da Volvo em sistemas BRT. Recentemente, a Volvo anunciou o início de testes com seu primeiro biarticulado elétrico na cidade, previsto para agosto.
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