Volvo Ônibus

Volvo começa produzir caminhões e ônibus Euro 6 no Brasil

Fábrica do Paraná já fabrica modelos com a moderna motorização Euro 6

Foto | Volvo/Divulgação – Linha Euro 6 da Volvo fabricada no Paraná

A Volvo já começou a produzir em sua fábrica de Curitiba, Paraná, seus caminhões e ônibus com motores Euro 6. Além dos motores renovados para atender a nova norma de emissão, os modelos também receberam novidades em tecnologia, desempenho e segurança, com destaque também para a economia de combustível.

 De acordo com a Volvo, a chegada dos novos modelos Euro 6 no mercado brasileiro é mais um passo da Volvo na descarbonização dos transportes comerciais. A meta global da marca é reduzir as emissões de CO2 de seus caminhões em 50% até 2030 e em 100% até 2040.

Caminhão mais vendido do Brasil nos últimos anos, o Volvo FH 2023 chega com mais desempenho, maior economia de combustível e menos emissões. Juntas, as inovações da nova geração Euro 6 resultaram num consumo de diesel até 8% menor. Com potências de 380cv, 420cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv, o novo motor D13K foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema de combustão mais eficiente. Para reforçar sua vanguarda na área de segurança a Volvo ampliou ainda mais a lista de dispositivos de série do modelo, em linha com a visão Zero Acidentes da marca.

Foto | Volvo/Divulgação – De acordo com a Volvo, a chegada dos novos modelos Euro 6 no mercado brasileiro é mais um passo da Volvo na descarbonização dos transportes comerciais

Volvo VM Euro 6

Os novos Volvo VM são os mais completos e avançados desde que essa linha foi lançada. Seu moderno motor 8 litros agora é de fabricação própria da Volvo e traz potências maiores, de 290 cv e 360 cv. Outra inovação é o I-Shift de 7ª geração, também presente no FH. Com uma inteligência maior, a caixa de câmbio teve aprimoramentos que possibilitaram trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves, resultando em maior desempenho, melhor dirigibilidade e conforto para o motorista. Essas modernizações proporcionam um consumo de combustível até 10% menor no Volvo VM, dependendo da aplicação.

Volvo B510R

Também já está em produção o mais potente e mais avançado chassi rodoviário pesado do mercado: o Volvo B510R. As inovações e novas tecnologias do veículo fazem com que o consumo de combustível da versão Euro 6 seja até 9% menor do que o da plataforma anterior. Com diversos avanços e aprimoramentos, o novo chassi está ainda mais conectado e seguro do que seus antecessores. O motor e a caixa de câmbio são os mesmos que equipam o caminhão Volvo FH. A família de chassis rodoviários Volvo Euro 6 contempla ainda os modelos B380R, B420R e B460R, todos disponíveis nas versões 4×2, 6×2 e 8×2.

Redação

Recent Posts

Volvo testa caminhões elétricos em operação logística de sua fábrica no Paraná

Iniciativa faz parte de estudo da Senatran e busca reduzir emissões de CO2 nas operações…

5 dias ago

Mercedes-Benz promove visita de clientes à fábrica da Sprinter na Argentina

Ação reforça o relacionamento com concessionários e implementadores, apresentando o processo de fabricação da Sprinter,…

6 dias ago

TruckPag fecha parceria com a DAF Brasil

Plataforma busca otimizar a gestão de frotas com foco em redução de custos e eficiência…

7 dias ago

VWCO se consolida como centro de eletromobilidade no Brasil

A marca aposta em inovação com foco na sustentabilidade, lançando veículos elétricos e investindo em…

1 semana ago

Mercedes-Benz eActros 600 é eleito “International Truck of The Year 2025”

Caminhão elétrico da marca impressiona júri europeu por sua eficiência energética e tecnologia inovadora de…

1 semana ago

Consórcio Iveco registra aumento de 11% nas vendas em 2024

Administrado pela Ademicon, o consórcio alcança R$ 503,1 milhões comercializados nos primeiros oito meses do…

1 semana ago