Capital paranaense abrirá licitação em 2024 para a compra de 70 coletivos elétricos
Por Marlos Ney Vidal
De Curitiba (PR)
A Volvo Ônibus e a cidade de Curitiba (PR) têm parceria histórica desde a década de 1980 e os laços poderão ser ainda mais reforçados em 2024. A marca sueca inicia a demonstração do ônibus elétrico BZL em rotas urbanas na capital do estado.
A cidade de Curitiba (PR) já tem R$ 200 milhões empenhados para a compra de 70 ônibus elétricos. A licitação será aberta em 2024 e faz parte do plano da prefeitura da capital em modernizar o transporte urbano da cidade. O plano não só inclui a aquisição dos ônibus elétricos, como também melhorias estruturais para viabilizar o uso do transporte de emissão zero.
“Nós entregamos para a cidade de Curitiba um veículo que traz os 95 anos de experiência do Grupo Volvo. Experiência e tradição de qualidade e confiabilidade. E ao mesmo são quase 50 anos de presença no Brasil, no Paraná, em Curitiba desenvolvendo soluções de transportes, desenvolvendo veículos, desenvolvendo ônibus que tem como característica ser sustentáveis, seguros, confiáveis e eficientes. E a confiança, passa por conhecer, de 50 anos trabalhando nesse território, algo de experiência nós conquistamos. É essa experiência que nós colocamos hoje disponível para a cidade de Curitiba”, diz André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
Os testes de viabilidade serão realizados durante 30 dias. O Volvo BZL Elétricos irá rodar nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros de Curitiba (PR). 135 mil passageiros passam diariamente por essas rotas, que fazem integração com o BRT da cidade em diversos terminais.
Como é o Volvo BZL Elétrico?
O chassi usado na demonstração ainda é importado, mas a marca sueca já planeja sua produção no Brasil. Há ainda muitos fatores a serem decididos, como por exemplo, se ele irá dividir as linhas de produção com os modelos térmicos ou se será necessário uma expansão da fábrica para sua produção em linha própria.
O BZL que será avaliado é um chassi 4×2 destinado a operações urbanas e metropolitanas. Ele conta com baterias de íon lítio de 94 kWh, sendo que o veículo da demonstração de Curitiba conta com quatro baterias. É movido por um motor elétrico de 200 kW e torque de 425 Nm, instalado na parte traseira. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força foram desenvolvidos pela marca.
A autonomia é de até 300 quilômetros com uma carga completa de bateria. A operação de testes será realizada durante todo o dia, no período da noite, ele ficará em recarga de bateria na garagem do operador Viação Sorriso, que é uma das empresas que atuam na capital paranaense.
Ele recebeu uma carroceria da Marcopolo e está equipado com ar-condicionado. Segundo a Volvo, o BZL da demonstração em Curitiba foi construído de acordo com as exigências da URBS para ônibus elétricos, em atendimento às demandas do sistema de transporte da capital paranaense.
O ônibus tem 12,6 metros de comprimento e pode levar até 80 passageiros.
Uma das vantagens do modelo da Volvo em relação aos concorrentes, é que o BZL avaliado em Curitiba está preparado para a ativação do serviço de Controle Automático de Velocidade. A tecnologia usa a conectividade GPS do veículo para identificar com exatidão a área de circulação e reduzir a velocidade automaticamente em locais críticos.
Além de Curitiba, o Volvo BZL também será demonstrado nas cidades de São Paulo (SP), Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile).
Futuro
Para o futuro, a Volvo Ônibus já trabalha no desenvolvimento de novos chassis como o MIDI, Padron Piso Alto, Articulado e Biarticulado.
Ônibus, Volvo, Volvo BZL, ônibus elétrico, volvo bzl, coletivo, curitiba, transporte público,
2 Comments