Volvo Ônibus

Volvo lança chassi de ônibus B320R com motor D8K Euro 6

Novo chassi recebe o mesmo motor Euro 6 do caminhão VM que tem economia e desempenho como pontos fortes

Foto | Volvo/Divulgação

A Volvo atualiza o chassi de ônibus B320R que recebe o motor D8K Euro 6 e o câmbio automatizado I-Shift. Ele pode ser aplicado em operações urbanas, rodoviárias e fretamento. 

VEJA TAMBÉM:

VOLVO TESTA EM CURITIBA O ÔNIBUS ELÉTRICO BZL

De acordo com a Volvo Ônibus, o novo chassi é altamente versátil e chega para reforçar o portfólio de ônibus da marca com motor traseiro. 

O chassi Volvo B320R pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura.

O novo motor de 8 litros D8K Euro 6 rende potência de 320 cv e torque de 122,3 kgfm. As evoluções do motor o deixaram mais econômico no consumo de combustível e também na manutenção, dependendo da aplicação, o período de troca de óleo pode chegar até 100 mil quilômetros rodados. 

O Volvo B320 R pode ter o câmbio automatizado I-Shift de 7ª geração nos modelos rodoviários e nas aplicações urbanas, o cliente pode optar entre duas opções de transmissão automática, das marcas ZF ou Voith.

Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o ESP, controle eletrônico de estabilidade, é de série.

Foto | Volvo/Divulgação

Outro destaque da versão rodoviária é o freio motor VEB300 com 300 cv de potência, já presente nos caminhões Volvo VM. Com o freio auxiliar retarder (item opcional) a potência de frenagem pode alcançar 900cv.

Embora tenha motor e transmissão novos, a manutenção do chassi B320R é bastante funcional. “Vários dos outros componentes já integram nossos chassis há muitos anos. Isso garante disponibilidade de peças e ampla experiência em serviços nas concessionárias Volvo. Como os demais chassis da marca, o B320R é muito robusto e eventuais manutenções podem ser executadas com rapidez, garantindo um rápido retorno à operação. É um ônibus de alta produtividade e rentabilidade para o operador”, assegura Arabian.

Chassi global

O chassi B320R é um modelo global e já era fornecido pela Volvo para mercados de exportação como Chile e Colômbia. “Neste ano, com a entrada em vigor da norma de emissões Euro 6, vimos uma excelente oportunidade de introduzi-lo também no Brasil. O mercado de ônibus segue em plena recuperação pós-pandemia. Um ambiente econômico melhor, com elevação no nível de crédito, sinalização de queda da taxa de juros e redução do desemprego favorece a demanda no deslocamento de pessoas por ônibus. Além disso, a Volvo está num momento muito positivo de vendas no país. No acumulado do ano, nossas entregas cresceram 68,5%. A introdução do chassi B320R ampliará ainda mais nossa oferta nos segmentos urbano e rodoviário de entrada”, finaliza Paulo Arabian.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago