Foto | Arrow Mobility/Divulgação = O Arrow One, 100% elétrico, é um exemplo de veículo que contribui para redução dos impactos ambientais e aumenta a eficiência operacional
Adoção de práticas sustentáveis cresce no Brasil e impulsiona veículos elétricos como o Arrow One
A implementação de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) tem se tornado uma prioridade para empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental e aumentar a eficiência operacional. No setor logístico, uma das soluções inovadoras nesse contexto é o Arrow One, uma van 100% elétrica desenvolvida pela Arrow Mobility, que se destaca por oferecer zero emissões de carbono, reduzir a quantidade de veículos em circulação e dobrar a capacidade de entregas em comparação com modelos tradicionais.
VEJA TAMBÉM:
Segundo a pesquisa “Avanços e Desafios: a Maturidade ESG nas Empresas 2024”, realizada pela Nexus, 51% das empresas brasileiras já adotam estratégias sustentáveis, um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2021. Esse avanço reforça a importância da implementação de ESG na logística, considerando a crescente demanda do mercado por soluções ecologicamente responsáveis.
“A sustentabilidade corporativa é um dos pilares para empresas que desejam manter sua competitividade e atender às exigências do mercado e dos consumidores. Implementar ESG na logística permite a redução de custos operacionais, melhora a transição e gera diferenciação no setor. Além disso, a adoção de veículos elétricos como o Arrow One contribui diretamente para a transição rumo a uma economia mais sustentável”, destaca Marcelo Simon, cofundador da Arrow Mobility.
A urgência de ações sustentáveis também foi ressaltada no relatório sobre a Lacuna de Emissões 2024, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que aponta a necessidade de reduzir em 42% a emissão de gases de efeito estufa até 2030 para evitar impactos ambientais catastróficos.
Além de benefícios ambientais e operacionais, a adoção do ESG também atrai investidores que priorizam empresas alinhadas com valores sustentáveis. Um exemplo é a Vivo, que se tornou neutra em emissões de carbono, opera com 100% de energia renovável e expande suas usinas de biogás, solar e hídrica de 70 para 83 unidades.
“Focar em práticas ESG, especialmente no setor automotivo, não é apenas uma meta, mas uma necessidade urgente. A inovação sustentável é o caminho para um futuro onde mobilidade e responsabilidade ambiental andam lado a lado”, conclui Simon.
Apesar dos benefícios, a implementação do ESG ainda enfrenta desafios, como o alto investimento inicial, adaptação a novas regulamentações e resistência à mudança organizacional. Superar esses obstáculos exige inovação, planejamento estratégico e uma cultura empresarial voltada para a sustentabilidade de longo prazo.
Nova unidade, Someval Foton, oferecerá estrutura completa para vendas e serviços de veículos comerciais.
Montadora exibe linha de picapes, incluindo a Ranger 2026 e a nova F-150, com ofertas…
O Cearense e A Nordestina passam a oferecer peças e serviços na Paraíba e Rio…
Demanda por mobilidade sustentável impulsiona expansão da eletrificação no transporte público.
Viação Atalaia recebe 24 novos chassis para modernização do serviço na capital sergipana.
Reforço na segurança pública inclui veículos equipados para uso policial em 177 municípios.