Foto | Luiz Alberto Veiga/Reprodução/Instagram
Fabricada entre 1957 e 2013, a VW Kombi se manteve praticamente sem mudanças ao longo de sua produção em São Bernardo do Campo (SP)
Desde que se aposentou em 2016, o Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen, sempre vem revelando algumas belas curiosidades sobre seus tempos de labuta no centro de design da marca alemã. Em sua última postagem, ele mostra imagens de como a Kombi poderia ter ganhado uma cara nova nos anos 1990.
VEJA TAMBÉM:
A imagem com a placa de 1997 indica que as duas opções de frente para a VW Kombi poderiam ter estreado quando a Velha Senhora recebeu portas laterais e o teto alto. Veiga também mostrou que na mesma época, o utilitário poderia ter recebido um novo painel.
Na legenda das fotos, Veiga diz “Juro que nós tentamos. Durante toda a minha carreira tentamos fazer um upgrade na velha senhora, mas no fim, as novas exigências de segurança determinaram o fim de produção de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos”.
Na dianteira, a VW estudou duas opções de frente para a Kombi em 1997. Na primeira, os faróis manteriam o formato circular, mas recebendo uma extensão lembrando uma gota d’água, a entrada de ar superior continuaria integrada às luzes de mudança de direção, mas estas teriam um novo formato mais arredondado. O símbolo da marca alemã continuaria em destaque. O para-choque também seria renovado e ficaria mais largo, a imagem sugere que ele seria em plástico.
Já na segunda proposta, os faróis da Kombi seriam posicionados mais ao para-choque e com desenho que lembra os do Gol Bolinha, as luzes de direção seriam integradas a peça, nesta proposta, a Velha Senhora teria uma grade com as dos demais modelos da linha dos anos 1990. A entrada de ar superior seria mantida. Assim como na primeira proposta, o para-choque seria mais encorpado.
Nas duas propostas, o para-brisa manteria o mesmo formato, no entanto, as borrachas seriam mais grossas na parte inferior.
Por dentro, a VW Kombi poderia ter recebido em 1997 um painel com elementos do Gol Bolinha, o quadro de instrumentos seria o mesmo. Até um porta-treco foi sugerido na proposta. a imagem sugere que porta-luvas teria abertura convencional como nos carros de passeio. Volante e alavanca de marchas foram mantidos na proposta, mas a coluna de direção receberia uma acabamento em plástico com o mesmo material usado no painel.
Nova unidade, Someval Foton, oferecerá estrutura completa para vendas e serviços de veículos comerciais.
Adoção de práticas sustentáveis cresce no Brasil e impulsiona veículos elétricos como o Arrow One.
Montadora exibe linha de picapes, incluindo a Ranger 2026 e a nova F-150, com ofertas…
O Cearense e A Nordestina passam a oferecer peças e serviços na Paraíba e Rio…
Demanda por mobilidade sustentável impulsiona expansão da eletrificação no transporte público.
Viação Atalaia recebe 24 novos chassis para modernização do serviço na capital sergipana.