Volkswagen Caminhões e Ônibus revela o e-Volksbus 22L, seu primeiro modelo de ônibus elétrico desenvolvido e fabricado em Resende (RJ), com foco em mobilidade sustentável
Após um ano de testes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou oficialmente o e-Volksbus 22L, o primeiro modelo elétrico de sua nova linha de ônibus, fabricado na planta de Resende, no Rio de Janeiro. O veículo foi projetado para redefinir o transporte público urbano, com foco em sustentabilidade, eficiência energética e conforto.
O e-Volksbus 22L, que não emite carbono e opera com baixo nível de ruído, tem capacidade para transportar até 82 passageiros e é compatível com carrocerias urbanas de até 13,2 metros de comprimento. Com peso bruto total de 22 toneladas, o ônibus é equipado com um motor de 280 kW e torque máximo de 2.300 Nm, que pode chegar a 4.050 Nm com o auxílio de um redutor acoplado, garantindo alta performance, especialmente em áreas de aclives.
O veículo é alimentado por 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), as mesmas utilizadas no modelo e-Delivery, que oferecem uma autonomia de até 250 km com uma única carga de até três horas. Existe ainda uma opção com oito packs de baterias, que oferece uma autonomia menor. A recarga do ônibus pode ser feita por meio de um plugue na parte traseira ou dianteira, dependendo da necessidade do cliente.
As baterias estão localizadas no teto e na traseira do veículo e são equipadas com sistemas de gerenciamento térmico independentes, o que contribui para a eficiência energética e a durabilidade do sistema. O e-Volksbus também possui um sistema de direção com redundância, oferecendo maior segurança e confiabilidade durante a operação.
Outro destaque é o sistema de frenagem regenerativa, que recupera energia durante as desacelerações e o sistema Eco Drive Mode, que otimiza o consumo de energia ajustando automaticamente a performance do veículo para maximizar sua autonomia. O ônibus ainda é equipado com tecnologias avançadas de segurança, como freios ABS e EBD, assistente de partida em rampa e a função “door brake”, que freia o veículo quando as portas são abertas.
O e-Volksbus também se destaca pela acessibilidade, com piso baixo nas partes central e dianteira, além de sistemas de ajoelhamento, elevação e agachamento, facilitando o embarque e desembarque dos passageiros. O conforto é garantido pela suspensão pneumática integral nos eixos dianteiro e traseiro, e pelo sistema de ar-condicionado inteligente, que é integrado ao controle eletrônico do chassi.
O painel de instrumentos do ônibus segue a mesma linha do e-Delivery, apresentando informações de forma intuitiva para o motorista monitorar o consumo e a recuperação de energia. O modelo também vem equipado com pneus reforçados, projetados para suportar a operação urbana e a maior capacidade de carga.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus utiliza a plataforma do chassi modular da versão a diesel, garantindo robustez, enquanto a eletrificação segue a base da plataforma modular do e-Delivery, testada e validada ao longo dos últimos cinco anos no Brasil e na América Latina. A rede de concessionárias e o centro de peças da montadora já estão preparados para oferecer suporte técnico e pós-vendas ao novo modelo, que compartilha componentes com a linha e-Delivery.
Com o e-Volksbus 22L, a Volkswagen Caminhões e Ônibus avança na oferta de soluções de mobilidade sustentável, reforçando seu compromisso com o futuro do transporte urbano.
2 Comments