Primeira máquina articulada elétrica produzida em série é aposta da marca para construção, mineração e pedreiras com alta produtividade e zero emissões

Num movimento decisivo em direção à construção sustentável, a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) apresentou na Bauma 2025 — maior feira mundial da indústria de equipamentos de construção, realizada em Munique, Alemanha — uma linha composta exclusivamente por máquinas elétricas. Entre os destaques está o caminhão articulado A30 Electric, primeiro modelo do gênero produzido em série no mundo.
“Levar à feira uma linha de zero emissões é um marco em nosso compromisso em promover mudanças. Esse portfólio de produtos e serviços evidencia que estamos ao lado de nossos clientes para apoiá-los em cada etapa de sua jornada de transformação. Estamos comprometidos com nossas ambições de descarbonização”, afirma Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.

O novo A30 Electric chega como vitrine da nova fase da Volvo CE. O caminhão articulado foi projetado para aplicações exigentes, como pedreiras, mineração e obras de infraestrutura, oferecendo alta produtividade com menor impacto ambiental. Sua comercialização em sistema de locação está prevista para começar na Europa em 2026 — mesma previsão para o lançamento do modelo de maior porte, o A40 Electric.
A Volvo CE também apresenta motores a combustão com baixas emissões e até 15% mais eficiência de combustível. Essa diversidade de soluções mostra o compromisso da marca em atender clientes em diferentes etapas da jornada rumo à descarbonização, com tecnologias seguras e sustentáveis para variados perfis operacionais.

A fabricante lança ainda novos serviços digitais e de consultoria durante a feira. Entre eles está uma ferramenta de ticket de carga, que simplifica o faturamento, além do serviço Operações de Site, que permite o monitoramento de frota multimarcas, e a Otimização do Site, focada em elevar a eficiência operacional por meio de consultoria especializada.
Outros destaques no estande da Volvo CE incluem:
- EC230 Electric: escavadeira com autonomia ampliada;
- EWR150 Electric: primeira escavadeira de rodas elétrica da marca;
- EW240: escavadeira operada por conexão direta à rede elétrica;
- PU500: unidade de potência otimizada para carregamento rápido de máquinas, caminhões e equipamentos elétricos — inclusive de outras marcas;
- Atualização da linha de equipamentos elétricos compactos.
A participação da Volvo na Bauma é ampliada com a presença de outras divisões do grupo, como Volvo Trucks, Volvo Penta* e Volvo Financial Services, que juntas formam uma plataforma integrada de soluções em transporte, energia e financiamento.
Comentários