100% elétrico, BYD D9W – 20 410 de piso estará em testes até agosto para que população de Ribeirão Preto conheça ônibus
A BYD começou a testar em Ribeirão Preto (SP) o coletivo D9W – 20 410 de piso baixo 100% elétrico. Os testes para que a população da cidade conheça o ônibus terá duração até o mês de agosto.
Com capacidade para 29 passageiros sentados e 51 de pé, o ônibus atenderá a uma região por semana com viagens gratuitas.
Segundo a BYD, a demonstração na cidade de Ribeirão tem um grande potencial de ser aplicada, pois a cidade está adotando medidas sustentáveis. Os ônibus 100% elétricos são uma alternativa sustentável para as cidades que querem reduzir a poluição. O modelo BYD D9W possui 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, retornando para a base, onde é recarregado.
Recarga
Para recarga total são necessários um período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo.
A BYD é pioneira no Brasil na fabricação de ônibus 100% elétricos movidos a bateria. Com fábrica instalada em Campinas, a linha de produção é responsável pela montagem de ônibus padron de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), Midi Bus (D7M) e chassis 22 metros (D11B).
Conforto
Os ônibus elétricos da BYD têm ar condicionado, tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque. Os ônibus possuem também monitoramento por câmeras e itinerários eletrônicos em Led. Além disso, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante.
Chassis BYD D9W
O Chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. O motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 KW, equivale a 402 cavalos de potência e estão integrados às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão. Os freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo.
A energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias. A suspensão pneumática integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando a comodidade e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros. Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas, através do sistema pneumático de suspensão.
5 Comments