Cummins

Cummins Meritor lança eixo MS-18X HD no Brasil

Estreia do eixo MS-18X da Cummins Meritor será na 23ª Fenatran 2022, Ele foi desenvolvido para o atendimento da regulamentação do Contran – Resolução 882

Foto | Cummins Meritor/Divulgação

A Cummins Meritor apresenta o novo eixo MS-18X de simples velocidade MS-18X HD (Heavy Duty) de até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Com ele a marca amplia portfólio de soluções para transportes rodoviários extrapesados. 

A estreia será na 23ª Fenatran 2022 que será realizada entre os dias 07 e 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP). O eixo foi MS-18X foi desenvolvido pelo time de engenharia no Brasil de forma a suportar os clientes com soluções que atendam a nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito, descrita na Resolução 882.

Em vigor desde janeiro de 2022, a norma traz novos limites de carga transportada e configurações. Derivado do modelo existente MS-18X, o novo MS-18X HD está em fase de validação e o início de sua fabricação está previsto para meados de 2023.

Para Fabio Brandão, diretor de Engenharia e Estratégia da Cummins Meritor, “o MS-18X HD para veículos 6×2 estradeiro chega para atender às necessidades do mercado numa proposta mais avançada. Projetamos um novo design do sistema do diferencial do eixo por meio de novas engrenagens e conjunto de rolamentos de forma a proporcionar maior confiabilidade nas aplicações”. 

“Desenvolver versões robustas de produtos vai além de cálculos e simulações, é importante conhecer as aplicações e suas características para oferecer uma solução que atenda com excelência aos clientes finais, mantendo a confiança da marca de veículo que utilizam”, reforça o diretor. 

As inovações desenvolvidas resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada em comparação com o eixo MS-18X. Vale acrescentar que as melhorias desenvolvidas e implementadas deste novo design são intercambiáveis com o modelo base, ou seja, não geram impacto com a interface de suspensão do veículo. 

O MS-18X HD integra a estratégia da Cummins Meritor em implementar tecnologias de desenvolvimento dedicadas ao conceito Powerdense, ou seja, projetar componentes otimizados para atender tecnicamente às capacidades das aplicações dos clientes, contribuindo com um sistema mais robusto, compacto e otimizado, além do apelo ambiental no final do ciclo de vida do produto. 

Além disso, a novidade incorpora a tecnologia exclusiva e patenteada da Cummins Meritor do conjunto diferencial com solda a laser, a qual proporciona confiabilidade superior eliminando itens de garantia inerentes ao uso nas aplicações de maior severidade do eixo, bem como uma redução significativa de serviços relacionados aos ciclos de garantia dos veículos, eliminando a manutenção preventiva destes componentes. “Solução foi desenvolvida para reduzir custos e elevar a disponibilidade do equipamento em operação”, finaliza o diretor.

Redação

Recent Posts

Marcopolo Rail apresenta o Prosper VLT Hybrid

Marca apresentou em seminário seu novo projeto que está em desenvolvimento.

2 dias ago

Novo Renault Kangoo Express PRO será lançado em junho

Furgão francês produzido na Argentina chegará para brigar com o Fiat Fiorino e Peugeot Partner…

1 semana ago

Linha REMAN da IVECO terá reforço com oferta de transmissões e motores

IVECO amplia oferta de peças remanufaturadas para atender demanda crescente.

1 semana ago

PACCAR Parts amplia presença da DAF Collection nas lojas DAF e TRP

Itens vão de eletrônicos, passando por cosméticos, papelaria e até vestuário poderão ser encontrados nas…

1 semana ago

VWCO exporta frota de caminhões elétrico para o México

E-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia presença na frota da Coca-Cola FEMSA no México.

1 semana ago

Mercedes-Benz eActros 600 fará viagem histórica de testes

Caminhão elétrico fará jornada de teste que percorrerá mais de 20 países europeus.

2 semanas ago