DAF é a marca que mais cresceu nas vendas de caminhões para o agronegócio

Marca está há 18 meses na vice-liderança em vendas de caminhões pesados para o mercado agrícola

Novo DAF XF Off-Road
Foto | DAF/Divulgação – Novo DAF XF Off-Road

A alta do mercado agrícola com recordes e supersafras estimula o crescimento de outras empresas. A DAF Caminhões teve crescimento de 18,2% nas suas vendas de modelos pesados para o agronegócio no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. 

A linha DAF XF, que responde por este segmento, está na vice-liderança do ranking de emplacamentos há 18 meses. Grande parte deste resultado decorre do alto desempenho dos produtos DAF direcionados para o agro, que ampliam a competitividade na estrutura logística do setor agrícola e a performance de seus operadores.

“Com o volume de produção histórico de 317,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/2023, segundo previsão do mais recente levantamento da Conab, temos a oportunidade de destacar ao mercado as melhores soluções de transporte de carga para o escoamento das principais commodities brasileiras. Registramos este movimento ascendente do agro que busca produtos de alta qualidade com ótimo custo-benefício, reforçando a importância dos caminhões DAF que são robustos, econômicos e tecnológicos, especialmente os pesados, para dar vazão à produção agrícola. Foi pela alta competitividade de nossos produtos que tivemos excelentes resultados comerciais até agora e, por isso, crescemos fortemente nesse setor. São quase 29 mil caminhões DAF que já abastecem o Brasil hoje”, ressalta Luis Gambim, Diretor Comercial DAF Brasil.

O desempenho da indústria de caminhões, em partes, ocorre pela dependência do agronegócio ao modal rodoviário – responsável por mais de 60% do transporte de toda a produção e consumo no Brasil, segundo dados da CNT (Confederação Nacional dos Transportes). Diante da imensidão de desafios nacionais, são muitos os gargalos estruturais que dificultam o escoamento da produção agrícola no país e encarecem o custo da logística do agro. No entanto, para os transportadores, esta conta ganha rentabilidade quando as tecnologias embarcadas disponíveis nos caminhões reduzem o tempo de viagem, as despesas com manutenções dos veículos e os investimentos adicionais em toda a operação.

Para estas operações, a companhia trabalha intensamente com as linhas DAF XF e CF, que são robustas, versáteis, tecnológicas, com capacidade de carga de até 150 toneladas, no modelo XF Off-Road. “Pensado para o escoamento das safras de cana-de-açúcar, transporte de madeira, e cargas indivisíveis, acima de 91 toneladas, o Novo DAF XF Off-Road, que chega ao mercado neste segundo semestre, conta com diferenciais que já o tornam protagonista do agronegócio brasileiro. Já o caminhão mais vendido da marca, o DAF XF, além do forte desempenho no transporte de insumos agrícolas, atua com ótimo desempenho nos setores de produtos frigoríficos e transporte de líquidos e químicos em aplicações severas e operações rodoviárias de médias e longas distâncias. Por outro lado, a versatilidade da linha DAF CF, a mais versátil da marca, conta com caminhões semipesados e pesados, incluindo o CF Off-Road, atuando com pequenos e médios volumes, a partir de 15 toneladas, como a distribuição regional de alimentos, materiais de construção, produtos agrícolas e químicos, e câmaras de frigoríficos, além do escoamento da safra com cargas a partir de 40 toneladas para médias e longas distâncias”, completa o executivo.