Mercedes-Benz apresenta resultados de 2020 e assegura liderança o Brasil

Linha de Produção Chassis de Ônibus
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz divulgou balanço de fechamento de 2020, com 31% de participação no segmento de caminhões e 47% no mercado de ônibus. Números que fazem dela líder nas vendas de veículos comerciais pelo quinto ano consecutivo.  

Em 2020, foram licenciadas 26.769 unidades da marca, 4% a menos em relação às 27.994 unidades de 2019. Esse resultado garantiu à Empresa 31,6% de participação.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2020, foram licenciados 84.650 caminhões no mercado brasileiro, o que corresponde a queda de 12% na comparação com as 96.254 unidades licenciadas no mesmo período do ano anterior.

“Num ano atípico como 2020, fortemente impactado em todo o mundo pela pandemia do coronavírus, superamos os obstáculos e mantivemos a nossa marca no topo de vendas e de participação de mercado de veículos comerciais. Com isso, o Brasil volta a ser o primeiro mercado do mundo para caminhões Mercedes-Benz, além de ser também o maior para ônibus da marca”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Mercedes-Benz Actros Grupo Risa
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Apesar da queda de emplacamentos, a Mercedes afirma que manterá o plano de investimento do ciclo 2018 a 2022. São R$ 2,4 bilhões aplicados até o final do ano que vem. Com parte desse dinheiro a Mercedes implementou modelo de indústria 4.0 nas linhas de caminhões e ônibus, assim como o desenvolvimento do novo Actros.

A partir deste ano, a Mercedes-Benz dará continuidade à modernização das linhas de agregados (câmbio, motor e eixos) em São Bernardo do Campo (SP), também seguindo os conceitos da Indústria 4.0. Ela também confirmou desenvolvimento de novos produtos e serviços de conectividade até 2022.