Actros e Arocs 2023 passam a ser equipados com o novo motor Mercedes-Benz OM 471 de 530 cavalos de potência. Atego e Accelo também contam com novos propulsores
A Mercedes-Benz realizou uma prévia para mostrar sua linha de caminhões 2023 equipados com motores Euro 6. O fabricante alemão também confirmou que o Axor será descontinuado no próximo ano. Além dos motores atualizados, a marca também aproveitou para incluir novos itens de segurança em seus modelos.
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Os Mercedes-Benz Actros e Arocs passam a ser equipados com a terceira geração do motor OM 471 LA com tecnologia BlueTec 6 de 530 cv de potência. Adequado para reduzir as emissões de poluentes conforme o novo Proconve P8. A tecnologia BlueTec 6 assegura redução nas emissões de poluentes: menos 80% de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% de Material Particulado.
O motor também recebeu um novo turbocompressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, permite uma economia de combustível de até 8% em comparação com o Actros atual e uma redução do TCO (Custo Operacional Total).
As melhorias de eficiência para a terceira geração do OM 471 LA são o resultado de uma série de inovações no motor. A geometria do pistão, o design do bico de injeção e alguns parâmetros do cabeçote foram submetidos a um extenso processo de otimização. Assim, a taxa de compressão do motor de 6 cilindros em linha foi aumentada de 18,3:1 para 20,3:1, o que leva a uma combustão mais eficiente, com um pico de pressão de ignição de 250 bar.
Outro destaque da terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 560 cv de potência de frenagem, menores índices de ruído e vibração e retarder opcional.
Ainda na linha Actros, o robusto motor OM 460 LA, de 495 cavalos de potência e sem EGR, teve sua curva de torque otimizada. Agora, ela entra em torque máximo a partir de 1.050 rpm.
O desempenho dos motores Mercedes-Benz Euro 6 é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. Mais eficiente, possui o comando de embreagem otimizado, com maior inteligência, proporcionando uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem. Isso permite trocas de marchas mais rápidas e precisas, além de melhor sensibilidade do pedal do acelerador, facilitando as manobras e
arrancadas, tornando-as mais confortáveis e evitando eventuais trancos na transmissão do caminhão.
O Actros Euro 6 2023 também recebeu novo retrovisor MirrorCam que amplia suas vantagens em termos de conforto durante dirigibilidade em manobras e também de segurança nas vias e nas estradas. Na nova geração, o braço da câmera está 10 centímetros mais curto e tem novos parâmetros de imagem, que melhoram ainda mais a visão do condutor. Com essas novidades, oferecemos mais eficiência e rentabilidade no transporte de cargas para nossos clientes”.
Dimensões mais curtas trazem outra vantagem porque, com a cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera agora não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis.
Como parte da revisão do sistema baseado em câmeras, a Mercedes-Benz Trucks também desenvolveu outros recursos. Por exemplo, uma borda de gotejamento foi incorporada na parte inferior do MirrorCam para evitar que a água da chuva escorra para a lente e cause efeitos visuais indesejáveis.
Para substituir o Axor, a Mercedes-Benz apresenta a nova cabina Space que tem teto baixo, painel analógico e suspensão metálica.
A versatilidade de aplicação do Actros é acentuada também pelo novo entreeixos mais curto, de 3.250 mm, disponível para os modelos 6×2 e 6×4.
O eixo traseiro do Actros, o New Final Drive (NFD), passa a utilizar novos magnetos nos eixos, aumentando em 20% a vida útil do óleo lubrificante. Mais leve, o NFD resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida. Também se destaca pelo gerenciamento de lubrificação interna do diferencial e maiores intervalos de troca de óleo, o que traz economia para o transportador.
A nova linha Actros também tem novidades em sua cabina. Agora, são oferecidos aos clientes o painel de instrumentos digital com tela principal de 12 polegadas, para a cabina atual Top Space, e o painel analógico da versão Space. Destaque ainda para os novos bancos pneumáticos nacionais, com revestimento de tecido e vinil, que elevam o conforto para o motorista, e o novo conjunto óptico de faróis em LED, opcional, que oferece maior luminosidade nas vias e estradas, além de maior durabilidade ao sistema.
Opcionais disponíveis para os novos caminhões Actros: freio a disco, tanque de combustível de 720 litros e ARLA com aquecimento. Além disso, os caminhões Actros já são preparados para ativar os sistemas de gestão de frota FleetBoard e os serviços do Mercedes-Benz Uptime.
O Actros Top Space, linha atual, sai de fábrica com 16 itens de série de avançada tecnologia: ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), Side Guard Assist (assistente de ponto cego), Attention Assist (assistente de fadiga), assistente de parada Hold, ESC (controle eletrônico de estabilidade), piloto automático adaptativo com limitador de velocidade, Proximity Control (assistente ativo de proximidade), EBS, ASR, ABS, sensor de chuva e iluminação, alarme de ré com luzes intermitentes, Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem), Hill Holder (auxílio de partida em rampa, HSA), farol para auxílio em manobras e farol alto inteligente.
Entre os recursos de segurança do Actros também estão disponíveis, como itens opcionais, o freio auxiliar retarder e airbag para o motorista.
Apresentado no fim de 2021 na configuração 8×4, o Arocs passa a contar com dois novos modelos: 3351 6×4 versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico e Arocs 4151 6×4 Basculante.
O motor OM 460 LA do Arocs, agora com potência de 495 cavalos, atende ao Proconve P8 (Euro 6). Seu desempenho é potencializado pela nova transmissão automatizada PowerShift Advanced, que permite deslocamentos e acelerações mais rápidos e suaves, graças à seleção de marchas ainda mais precisa, o que assegura economia no consumo de diesel e conforto para o motorista.
Os modelos da linha Arocs 2023 passam a contar, opcionalmente, com o sistema ESC (Controle de Controle de Estabilidade), que proporciona mais segurança nas manobras em curvas acentuadas e em terrenos irregulares. Isso aumenta a proteção do motorista, do caminhão e da carga. Também como opcionais para esses caminhões off-road, estão disponíveis faróis com luzes de LED e airbag.
Os caminhões Arocs receberão novos bancos pneumáticos nacionalizados, mais ergonômicos e com 11 possibilidades de regulagens, disponibilidades de 2 apoios de braços com regulagens de altura, além de cinto de segurança integrado ao banco e com regulagem de altura. Todo esse conjunto eleva o conforto para os motoristas dos mais variados biotipos, melhorando o bem-estar a bordo no seu dia a dia e a sua produtividade. Além disso, os bancos podem ser revestidos em vinil, oferecendo mais facilidade e praticidade para limpeza e uso.
Outros itens de destaque para os caminhões Arocs: tanque de plástico, tomada de ar com ciclonizador, o que melhora a vida útil do filtro, e pré-filtro multilayer, com os mesmos intervalos de troca atuais.
A linha Accelo é oferecida nos modelos 817, 1017 e no médio 1317 6×2. O motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 ganhou 5% de potência, oferecendo agora 163 cavalos e torque de 610 Nm.
O trem de força é um diferencial de mercado do Accelo. O motor Euro 6, sem EGR, preserva a robustez que os clientes já conhecem e aprovam. O mesmo se aplica ao novo câmbio Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo. Além de propiciar mais conforto ao condutor do veículo, o Mercedes-Benz G70 exige menor esforço do motorista e assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de marcha.
Ainda com relação ao trem de força, a embreagem com auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal, o que se traduz em conforto, praticidade e produtividade na condução do caminhão.
A linha Accelo 2023 traz novidades externas na cabina, a começar pelo espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação e DRL (luz diurna de rodagem) de LED. Internamente, destaca-se a nova coluna de direção ajustável em 13 graus (mais 5 graus para cima e menos 8 graus para baixo). Isso significa 30% a mais de ajustes em relação ao Accelo Euro 5. A alavanca do câmbio automatizado está posicionada na coluna de direção, solução que oferece praticidade ao motorista.
Na linha Accelo 2023, o interior da cabina ganha novo revestimento do teto, tacógrafo no teto e um espaço adicional para equipamentos, tanto no teto, quanto no painel.
O painel também conta com novo display digital de 10,4 polegadas, teclas de navegação, controle eletrônico de levantamento do 3º eixo e a alavanca do câmbio automatizado. Com essas novidades no teto e no cockpit, o Accelo permite expandir o número de teclas para implementos e outros opcionais.
A linha Accelo 2023 amplia o pacote de segurança dos caminhões, que passam a contar com ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), luzes de frenagem de emergência (ESS) e auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado. Piloto automático está disponível como opcional para o Accelo 1317 6×2, modelo indicado para curtas distâncias rodoviárias. Além disso, os caminhões Accelo vêm equipados com ABS (sistema antitravamento de rodas), ASR (controle de tração) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).
Os caminhões Accelo com tecnologia BlueTec 6 se destacam ainda pela otimização do TCO (Custo Operacional Total). Isso se reflete na redução de 10% a 15% no consumo de óleo lubrificante e na maior vida útil de componentes como filtro de ar (33% a mais) e filtro de ARLA (11%). Essas vantagens são potencializadas com a sincronização com os planos de manutenção do Accelo.
Além de atender aos limites de emissões da norma Proconve P8 (Euro 6), a linha Atego 2023 traz aumento de potência para os motores OM 926 LA de 6 cilindros, oferecendo agora versões de 260, 286 e 321 cavalos. Isso traz mudança de denominação para os modelos Atego 1733 (atual 1730), 2429 6×2 (atual 2426), 2433 6×2 (2430), 3033 8×2 (substitui o 3026 e o 3030 8×2). O motor OM 924 LA de 4 cilindros segue com potência de 185 cavalos. Veja o portfólio completo da nova linha Atego de médios, semipesados e extrapesados off-road.
A linha Atego ganha novas tecnologias para maior economia, conforto e segurança. Os novos câmbios PowerShift Advanced G140 de 8 marchas e G211 de 12 marchas são itens de série nos modelos 6×2 e 8×2, resultando em menor consumo de combustível e maior conforto de dirigibilidade. Para os modelos com câmbio manual, existe ainda o benefício da trambulação a cabo, que exige menor esforço do motorista.
Os caminhões Atego 1419 e 1719 4×2 passam a ser equipados com o novo câmbio manual G90 de 6 marchas e com eixo traseiro Meritor 23.245 de 2 velocidades.
A nova linha Atego passa a oferecer um entre-eixos específico para a aplicação de distribuição de bebidas, facilitando a implementação da carroçaria. Outra importante novidade é que o Atego 3330 8×4 off-road, nas versões plataforma, basculante e betoneira, recebe segundo eixo dianteiro com suspensor levantado por cabos, o que aumenta a distância do chassi em relação ao solo, preservando o conjunto caminhão e implemento.
As novidades da linha Atego também envolvem a cabina e o cockpit, com novo volante multifuncional, novo painel de instrumentos com display digital, alavanca do câmbio automatizado na coluna de direção e immobilizer com trava integrada aos sistemas de porta e chave. Além disso, o Atego passa a contar com partida do veículo por botão, solução semelhante à utilizada nos caminhões Actros.
Externamente, a cabina do Atego recebeu novo espelho frontal de aproximação com aquecimento e pelo DRL (luz diurna de rodagem) de LED.
Em relação a segurança, a linha Atego 2023 passa a contar com ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) nas versões 4×2 e 6×2, luzes de frenagem de emergência (ESS), auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado e piloto automático. Além disso, o Atego já dispõe de itens como ABS, ASR e EBD.
Com relação a custos operacionais, as caixas de câmbio Mercedes-Benz G90 e G211 trazem uma grande vantagem para os clientes: devido à nova especificação do lubrificante, o intervalo das trocas de óleo do câmbio aumentou em 100%.
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