Novo Arocs reforça versatilidade da linha de produção de caminhão da Mercedes-Benz

Marca alemã é a pioneira na introdução de conceitos da Indústria 4.0 no segmento de veículos comerciais no Brasil

Mercedes-Benz Arocs 8x4
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

A fábrica da Mercedes-Benz introduziu os conceitos da indústria 4.0, em 2018, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O fabricante foi o pioneiro na implantação na produção de modelos comerciais. Isso tornou possível a versatilidade de produção que agrupou a produção de todos os caminhões. O recém-lançado Arocs 8×4 é o mais novo produto da marca a ser produzido na moderna fábrica.

Segundo a marca, a flexibilidade da linha de montagem permite que o Arocs entra normalmente no sistema de produção, agregando apenas as especificidades deste modelo off-road, como máquinas, dispositivos e equipamentos novos para sua montagem e pré-montagem específica de conjuntos e subconjuntos.

chassi Mercedes-Benz Arocs 8x4
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

“Os colaboradores receberam treinamento para o novo veículo e estão no comando das tecnologias, visando alcançar os altos padrões de qualidade, produtividade e flexibilidade da nossa linha 4.0 de caminhões. Isso ocorre desde que inauguramos a linha 4.0, em 2018, e a linha de Cabinas, em 2019, e novamente está em evidência com a chegada do gigante Arocs. Agora, no mesmo sistema de produção, montamos qualquer modelo e tamanho de caminhão, do Accelo ao Arocs, passando pelas famílias Atego, Axor e Novo Actros”

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

Leoncini diz que é a primeira vez que a unidade de São Bernardo do Campo (SP) monta um veículo 8×4. O modelo antecessor do Arocs, o basculante Actros 8×4, lançado em 2007, era 100% importado. Anos depois, passou a ser produzido em Juiz de Fora, mas a cabina foi sempre importada.

linha de produção Mercedes-Benz Arocs
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Já o novo Arocs tem a cabina produzida em Juiz de Fora (MG) e sua produção final é na fábrica de São Bernardo do Campo.

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Para produzir o Arocs na unidade do ABC, vários equipamentos e máquinas foram transferidos da fábrica mineira, como, por exemplo, o dinamômetro. Foram mais de 50 toneladas de material, transportadas por cinco carretas, potencializando assim o reaproveitamento de recursos. Isso reforça o conceito de economia circular, de acordo com os princípios de sustentabilidade ambiental na Empresa.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Cerca de 750 peças novas para o Arocs

Modelo inédito para o mercado brasileiro, cujas primeiras entregas deverão ocorrer ainda em 2021, o Arocs tem aproximadamente 750 peças novas, que foram desenvolvidas pela Empresa no Brasil, contando com diversos fornecedores novos. Todas as peças foram integradas no sistema logístico seguindo o mesmo conceito dos demais veículos já produzidos na planta do ABC Paulista. Além disso, das cerca de 2.000 peças do Arocs, 1.300 são comuns com caminhões Actros, o que favorece a intercambiabilidade para os clientes, trazendo otimização de custos de estoque e reposição.

O design da cabina do Arocs brasileiro é idêntico ao modelo produzido pela Mercedes-Benz Trucks em Wörth na Alemanha e em Aksaray, na Turquia. Ou seja, este é um produto global da marca, que passa a ser produzido aqui para o mercado nacional e também para outros países atendidos pela Empresa.

cabina Arocs
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Novo robô em JF

A armação da cabina do Arocs e o processo de soldagem são feitos na fábrica de Juiz de Fora, onde também é realizado o processo de pintura. A unidade utiliza alguns conceitos da Indústria 4.0. Este é o caso do uso de um inovador robô colaborativo desenvolvido pela Universal Robots, companhia dinamarquesa líder na produção de braços robóticos industriais, que implementou seu robô UR10e na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, a fim de auxiliar o aprimoramento dos indicadores de qualidade, ergonomia e produtividade da Empresa.

O objetivo da solução apresentada pela Universal Robots era diminuir o tempo de aplicação da cola que serve como uma vedação antioxidante nas longarinas, peças importantes do caminhão e que antes era feita de forma manual. Com o UR10e, agora esse processo está muito mais prático e rápido. Com isso, o inovador robô colaborativo traz ganhos de qualidade e eficiência ao processo e de ergonomia e produtividade aos colaboradores.