Volkswagen Caminhões

VWCO e CPFL fecham parceria para P&D em mobilidade elétrica

Volkswagen Caminhões e Ônibus fecha parceria com CPFL para impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e CPFL Energia fecham parceria para impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil. As empresas trabalharão em conjunto em projeto de pesquisa e desenvolvimento, no âmbito do Programa de P&D da ANEEL.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com a VWCO, o objetivo principal é criar um laboratório de Mobilidade Elétrica em Indaiatuba (SP), região onde a CPFL tem uma de suas sedes operacionais. Na unidade será criado um projeto piloto que almeja contemplar a eletrificação de 100% da frota de veículos operacionais e desenvolvimento de sistema inteligente de recarga para os veículos.

 “A eletromobilidade é um dos pilares do Grupo TRATON, do qual faz parte a VW Caminhões e Ônibus. Por isso somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”

Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Pesados

Segundo Renato Povia, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL, a iniciativa em Indaiatuba engloba uma série de projetos estruturantes da área de inovação da CPFL no âmbito da mobilidade elétrica. Ele diz que a empresas trabalha com visão de longo prazo, a fim de identificar tendências e caminhos para novos negócios em um cenário de mudanças do mercado.

O executivo também recorda que a empresa encerrou em 2018 o projeto “Emotive”, uma das mais completas avaliações dos impactos de mobilidade elétrica no Brasil. Ao longo de cinco anos, o estudo propôs um modelo de negócio para a infraestrutura de postos de recarga para o cliente, o que viabilizaria a expansão do número de eletropostos (EP) pelo país e estimularia o aumento de usuários de veículos elétricos (VE).

e-Delivery

A Volkswagen irá fornecer os caminhões elétricos e-Delivery que serão utilizados nesse projeto e também será a responsável pelos serviços de engenharia, como coleta de dados, treinamento de motoristas, orientações de segurança, acompanhamento de rodagens, suporte no desenvolvimento dos implementos e estudos relacionados à operação dos caminhões.

Parceiros

O projeto também conta com a participação de empresas responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação de sistemas que suportem a operação da CPFL:

  • Siemens: desenvolvimento e aplicação de carregadores para os veículos, assim como o sistema inteligente de recarga
  • SENAI CIMATEC: desenvolvimento e aplicação de carrocerias considerando os implementos 100% elétricos para os veículos, como cesto aéreo para manutenção da rede elétrica
  • GESEL / UFRJ: braço acadêmico do projeto, que irá realizar estudos sobre impactos ambientais, regulação e incentivos, experiência do usuário, entre outros.
Foto | Volkswagen/Divulgação

Siga também as redes sociais do Autos Pesados

Redação

Recent Posts

Volvo testa caminhões elétricos em operação logística de sua fábrica no Paraná

Iniciativa faz parte de estudo da Senatran e busca reduzir emissões de CO2 nas operações…

4 dias ago

Mercedes-Benz promove visita de clientes à fábrica da Sprinter na Argentina

Ação reforça o relacionamento com concessionários e implementadores, apresentando o processo de fabricação da Sprinter,…

5 dias ago

TruckPag fecha parceria com a DAF Brasil

Plataforma busca otimizar a gestão de frotas com foco em redução de custos e eficiência…

6 dias ago

VWCO se consolida como centro de eletromobilidade no Brasil

A marca aposta em inovação com foco na sustentabilidade, lançando veículos elétricos e investindo em…

1 semana ago

Mercedes-Benz eActros 600 é eleito “International Truck of The Year 2025”

Caminhão elétrico da marca impressiona júri europeu por sua eficiência energética e tecnologia inovadora de…

1 semana ago

Consórcio Iveco registra aumento de 11% nas vendas em 2024

Administrado pela Ademicon, o consórcio alcança R$ 503,1 milhões comercializados nos primeiros oito meses do…

1 semana ago