Foto | Volvo/Divulgação
Pacote aerodinâmico pode ajudar a reduzir de 3% a 8% o consumo de combustível no Volvo FH dependendo da configuração
Em tempos de combustíveis com preços nas alturas, a Volvo lança um pacote aerodinâmico para a linha FH. O pacote Aero pode ajudar na redução de consumo de diesel de 3% a 8% dependendo da configuração do caminhão.
Segundo a Volvo, o pacote Aero é instalado em pontos específicos do caminhão para melhorar a aerodinâmica do cavalo e também da carreta. De acordo com Júlio Lodetti, engenheiro de vendas da Volvo, a marca está recriando sua solução para esse quesito trazendo economia de combustível, aerodinâmica, mais segurança e conforto, diminuição do atrito de rodagem, design e diferenciação da parte externa, além de ganhos ambientais.
Entre as peças aerodinâmicas estão defletores laterais, defletor de teto, spoiler dianteiro, defletores de chassis, suspensão pneumática, entre-eixos mais curto, para-lamas traseiros integrais, para-lamas dianteiros envolventes, relação de diferencial mais longa e, opcionalmente, tanque de Arla atrás da cabine. As estimativas de diminuição do consumo são de até 8% para o FH 6×2 (usando relação longa 2,85:1, quando possível), até 5% para o FH 6×4 e até 3% para o FH 4×2.
O kit proporciona menor arrasto no conjunto cavalo mecânico/carreta. Alguns itens ajudam inclusive a diminuir a resistência do ar no implemento, já que um dos objetivos é diminuir a turbulência do ar que pode ocorrer entre o cavalo-mecânico e a carreta.
Veja abaixo como é cada item do pacote:
Nova unidade, Someval Foton, oferecerá estrutura completa para vendas e serviços de veículos comerciais.
Adoção de práticas sustentáveis cresce no Brasil e impulsiona veículos elétricos como o Arrow One.
Montadora exibe linha de picapes, incluindo a Ranger 2026 e a nova F-150, com ofertas…
O Cearense e A Nordestina passam a oferecer peças e serviços na Paraíba e Rio…
Demanda por mobilidade sustentável impulsiona expansão da eletrificação no transporte público.
Viação Atalaia recebe 24 novos chassis para modernização do serviço na capital sergipana.