Volvo Caminhões

Volvo celebra produção de 100 mil caixas I-Shift fabricadas no Brasil

Caixa automatizada I-Shift equipa 100% da linha F dos caminhões Volvo

A Volvo alcança a marca de 100 mil unidades da caixa de marchas I-Shift produzidas no Brasil. A transmissão automatizada equipa caminhões e ônibus da marca sueca. De acordo com o fabricante, 100% dos caminhões da linha F, dos modelos pesados da linha VM e dos ônibus rodoviários com motor traseiro da marca são equipados com o câmbio I-Shift.

Foto | Volvo/Divulgação

A transmissão foi lançada no Brasil, em 2003, ainda importada da Suécia, quando a caixa automatizada era uma tecnologia nunca vista antes no segmento de transporte comercial.

 “Mesmo na Europa, era um projeto disruptivo, muito superior às caixas manuais ou às caixas automáticas tradicionais, com conversor de torque. A I-Shift da Volvo foi um grande divisor de águas, muito à frente da tecnologia de qualquer outro fabricante de transmissões”, afirma, Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto da Volvo.

Fabricada desde 2011

A linha de produção brasileira foi implementada na fábrica de caminhões da Volvo em 2011. O projeto foi desenvolvido com cooperação de engenheiros, técnicos e montadores brasileiros e suecos. O projeto já prévia soluções alinhadas a Indústria 4.0.

Redução de consumo

De acordo com a Volvo, a boa reputação da transmissão I-Shift é resultado dos muitos benefícios que proporciona como a redução no consumo de combustível.

Inteligência

A transmissão automatizada I-Shift conta eletrônica avançada que permitiu eliminar os antigos anéis sincronizadores, até então essenciais para engates suaves e precisos. A inteligência da I-Shift é capaz de processar milhares de informação por segundo para selecionar sempre a melhor marcha, levando em conta fatores como velocidade, carga do motor, temperatura, topografia, inclinação, peso transportado etc.

Foto | Volvo/Divulgação

Para do condutor, a transmissão automatizada proporciona mais conforto e segurança sem as variações na condução provocadas pelo cansaço de centenas de trocas em caixas manuais, que resultam em perda de desempenho e maior consumo de combustível. Sem pedal de embreagem, a I-Shift facilita bastante o trabalho do condutor. No modo automático, basta acelerar e frear. No manual, um simples toque em um botão troca as marchas sem esforço.

Conectividade

A Volvo afirma que a caixa I-Shift está em constante evolução com software e componentes cada vez aprimorados, o desempenho dos veículos fica melhor a cada atualização. Holzmann afirma que todos os FHs da geração atual têm a tecnologia I-See que através da conectividade, a I-Shift sabe exatamente, em tempo real, onde o caminhão está rodando, bem como a topografia à frente, antecipando as trocas de marcha conforme aclives e declives, quando em piloto automático.

I-Shift Super-reduzida

A Volvo ainda tem a I-Shift com opções de marchas super-reduzidas. Esta versão proporciona capacidade de arranque excepcional para caminhões com cargas pesadas em situações difíceis. São uma ou duas marchas adicionais para força, podendo o caminhão arrancar e transportar um peso bruto total (PBT) de até 250 toneladas, em situações controladas. Permite ainda operar em velocidades muito baixas (de 0,5 a 2 km/h), à frente ou em marcha ré, uma condição extremamente útil em manobras de precisão, como em canteiros de obras ou tarefas de manutenção.

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Marlos Ney Vidal

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