Volvo testa caminhões a hidrogênio em estradas na Europa

Protótipos do FH roda pelas estradas do norte da Suécia em testes desafiadores

Volvo FH a hidrogenio
Foto | Volvo/Divulgação

A Volvo testa em estradas do norte da Suécia caminhões com célula de combustível a hidrogênio. A marca diz que eles serão parte importante na oferta de modelos com zero emissões da Volvo Trucks. 

Em 2022, a marca já tinha exibido seus caminhões elétricos movidos a célula de combustível. Com emissão zero, esses veículos usam hidrogênio para gerar eletricidade a bordo, tornando-os adequados para o transporte eletrificado em longa distância. Agora, esses caminhões já estão sendo testados em vias públicas. Mas não numa estrada qualquer: eles rodam acima do círculo polar ártico, no norte da Suécia, num clima extremamente frio, em testes bastante desafiadores.

Os caminhões operam sete dias por semana e em todos os tipos de ambiente. As condições adversas nas vias públicas no norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, proporcionam um ambiente ideal de testes. Fico feliz em afirmar que tudo está indo muito bem, numa sequência bem-sucedida dos testes que havíamos feito inicialmente em ambiente virtual e depois também em nosso campo de provas interno 

Helena Alsiö, vice-presidente de gestão de powertrain da Volvo Trucks

A Volvo estima que os caminhões elétricos impulsionados com célula de combustível a hidrogênio serão especialmente adequados para distâncias longas, em trajetos em que usar apenas baterias não é uma boa opção, por falta de infraestrutura de recarga.

Volvo FH a hidrogenio
Foto | Volvo/Divulgação

O fabricante também afirma que os modelos equipados com essa tecnologia serão realidade em meados desta década. Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo uniu forças com a Daimler para pesquisar e produzir sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados.

Para as transportadoras que já querem oferecer transporte com emissão zero, a Volvo Trucks oferece atualmente a mais ampla linha de caminhões elétricos a bateria do mercado, com seis modelos já produzidos em série. Disponíveis comercialmente na Europa, Estados Unidos e alguns países de outros continentes, os veículos atendem a uma grande variedade de necessidades de transporte. Além disso, em alguns mercados a marca tem também caminhões a combustíveis renováveis, como o biogás.  

Os caminhões Volvo com célula de combustível a hidrogênio usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de energia elétrica. O hidrogênio verde é um recurso infinito, produzido a partir de fontes de energia renováveis, como vento, água e sol.

Volvo FH a hidrogenio
Foto | Volvo/Divulgação