Volvo e Daimler se unem para produção de célula a combustível

Células a combustível
Foto | Daimler Truck/Divulgação

Os grupos Daimler e Volvo anunciaram união para o desenvolvimento de células a combustível para veículos pesados. A Volvo comprou 50% de participação da  Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co. KG por cerca de 600 milhões de euros.

Em novembro de 2020, as duas empresas já haviam assinado um contrato de joint venture. Além disso, um acordo preliminar não vinculativo já havia sido firmado em abril do ano passado.

A parceria tem como meta criar uma das maiores fabricantes de células a combustível para abastecer o setor de transporte, e a partir daí atingir a meta de emissão neutra até 2050. O Grupo Daimler e o Grupo Volvo concordaram em renomear a empresa como “cellcentric GmbH & Co. KG”.

Célula a combustível

A joint venture irá desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações. O objetivo das duas empresas é começar com testes em clientes de caminhões com células a combustível em cerca de três anos e iniciar a produção em série durante a segunda metade desta década.

O Grupo Daimler e o Grupo Volvo possuem participação igual na joint venture, mas continuam a ser concorrentes em todas as outras áreas, como tecnologia de veículos e integração de células a combustível em caminhões.