Volvo FH elétrico entra em testes da DHL, na Europa

Volvo FH elétrico
Foto | Volvo/Divulgação

A gigante da logística DHL iniciou os testes com o caminhão Volvo FH elétrico. O pesado será utilizado pela empresa em operações na Suécia. Depois de testar modelos elétricos para curtas distâncias e perímetros urbanos, agora o plano da empresa é ver como o veículo se comporta em rotas longas.

O teste também irá avaliar o comportamento do FH elétrico com volumes elevados de carga. O carro tem PBT de 60 toneladas. Nesse teste o caminhão irá percorrer trajetos de 150 quilômetros. A partir daí, a DHL irá mensurar os limites ideais de carga, assim como estruturar rede de recarga de forma otimizada.

“Nossa meta é reduzir para zero todas as emissões relacionadas à logística. Números importantes já foram atingidos: a eficiência em CO2 de nosso Grupo já melhorou 35%, em comparação com 2007. Porém, precisamos de soluções tecnológicas inovadoras e parcerias fortes para permanecer nessa jornada. Tenho certeza de que nossa forte cooperação com a Volvo Trucks, uma das maiores marcas de caminhões do mundo, nos ajudará a alcançar nossas ambiciosas metas ambientais”, explica o CEO da DHL Cargas, Uwe Brinks.

Laboratório

Para a Volvo, o teste é a constatação de que a eletrificação de pesados se mostra viável, tanto como em automóveis de passeio. A meta da marca é chegar a emissão zero até 2040.

“O ramo dos transportes está mudando rapidamente e ser sustentável é uma vantagem comercial cada vez mais importante para nossos clientes. Oferecemos soluções em transportes eficazes, que ajudam numa transição mais rápida para combustíveis de origem não fóssil, como a energia elétrica. Temos uma longa relação com a DHL. Seu conhecimento amplo e global em logística nos permite estudar as condições necessárias para progredir com essa mudança de tecnologia, adaptando-a para atender as necessidades dos clientes e de seus diversos tipos de operações,” afirma o presidente da Volvo Trucks, Roger Alm.