Picape se destaca em testes rigorosos de impacto e tecnologias avançadas, reforçando liderança em segurança no segmento de picapes médias
A Ford Ranger, produzida na Argentina para o mercado brasileiro e sul-americano, alcançou a nota máxima de cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP, com base nos novos e mais rigorosos protocolos da entidade. Avaliada em diversas categorias de segurança, a picape mostrou desempenho superior, reafirmando sua posição de destaque no segmento de picapes médias.
Os testes incluíram avaliações de impacto frontal, lateral e lateral em poste, além de análises de proteção cervical (whiplash), proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade e sistemas de assistência como frenagem de emergência, suporte de faixa, assistência à velocidade e detecção de ponto cego.
Com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade como itens de série, a Ranger obteve 93,11% na proteção para ocupantes adultos, 89,80% para ocupantes infantis, 74,77% para pedestres e usuários vulneráveis e 92,01% na assistência à segurança.
“A Ford Ranger foi desenvolvida para redefinir o segmento, com soluções inovadoras de engenharia, e o resultado do Latin NCAP reforça a superioridade dos seus atributos. Estamos muito felizes em oferecer aos nossos clientes uma picape com a nota máxima em segurança no protocolo mais rigoroso em vigor”, afirmou Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Plataforma Ranger na América do Sul.
A nova geração da Ford Ranger introduziu tecnologias inéditas para o segmento, como cinco câmeras, três radares, sete antenas e 22 sensores ultrassônicos, além de atualizações remotas (over-the-air). Seu chassi, feito de aço especial, possui resistência a torções 30% maior devido a novos reforços estruturais.
O desempenho dos motores 3.0 V6 e 2.2, combinado com a nova suspensão e tecnologias avançadas de assistência ao motorista, garante alta performance tanto em estrada quanto em terrenos off-road. Esses atributos impulsionaram as vendas da Ranger, que encerrará 2024 com um recorde de mais de 30.000 unidades comercializadas, representando um aumento de quase 60% em relação ao ano anterior.
Os testes de impacto frontal mostraram que a estrutura e a área dos pés se mantiveram estáveis, com proteção adequada para o tórax do adulto e proteção total em impactos laterais. Nos testes de impacto lateral em poste, a proteção para tórax e abdômen foi avaliada como adequada. Já no impacto frontal e lateral, os ocupantes infantis tiveram proteção total.
A proteção contra chicotada cervical foi considerada marginal para o pescoço do adulto, enquanto a proteção para pedestres foi, em geral, de boa a adequada. No entanto, algumas áreas da borda dianteira do capô e da parte superior e inferior da perna apresentaram proteção ruim ou marginal.
O sistema de frenagem de emergência teve bom desempenho nos cenários urbano e interurbano, atingindo pontuação máxima para usuários vulneráveis da estrada. Outros sistemas, como assistência de velocidade e detecção de ponto cego, também foram elogiados.
Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, parabenizou a Ford pelo desempenho: “Parabéns à Ford por ingressar no clube das picapes médias cinco estrelas do Latin NCAP sob um protocolo mais rigoroso. Na maioria das vezes, as melhorias voluntárias surgem como uma reação às classificações do Latin NCAP, demonstrando mais uma vez o efeito catalisador dos testes e das informações independentes para os consumidores”.
Com a avaliação, o modelo produzido a partir do número de VIN AFAFR6CB0SP137990 passa a ser referência em segurança para a categoria. A conquista reflete o compromisso da Ford com a inovação e o bem-estar dos seus consumidores.
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