Volvo celebra venda de 147 chassis de ônibus Euro 6

A marca sueca fará a entrega das unidades no primeiro semestre de 2023. Novos chassis são comercializados nas configurações 4×2, 6×2 e 8×2

Chassi rodoviário Volvo Euro 6 4x2
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Pesados – Chassi Volvo Euro 6 4×2 para o segmento rodoviário

Por Marlos Ney Vidal
De Curitiba (PR)

“2022 pavimentou a jornada que entramos em 2023.Essa pavimentação nos traz a leitura inicial de que claro, o mercado de rodoviários segue muito pujante, fruto inclusive de represamento de dois anos, a gente não conseguiu se recompor em compras somente em dois meses. Ele vem muito pujante na renovação, a expectativa que tínhamos até o mês passado era similaridade dos números, só que a dinâmica mostra que talvez a gente tem que revisitar nossa leitura e perspectiva de mercado. E podendo até ter uma surpresa, o mercado potencial rodoviário pode ser até maior neste ano do que foi no ano passado”, diz Paulo Arabian, Diretor Comercial de Ônibus Brasil da Volvo.

Os números refletem as palavras do executivo, a marca tem cerca de de 150 chassis rodoviários vendidos em 2022 que ainda não foram emplacados. O bom momento da marca sueca no segmento rodoviário já se refletiu nas vendas dos chassis Euro 6, nesta semana, a marca fechou a venda de 147 unidades.

Para Serabian, as passagens aéreas trazem oportunidades de migração para o modal rodoviário. “É um passageiro que cobra um aspecto de conforto e de experiência diferente. Por isso, os ônibus rodoviários vocacionados inclusive em double deck com seis e oito passaram a ser os carros de maior comercialização desde então. Eles vão entregar categorias de conforto que até então não se tinha nos ônibus”, afirma o executivo. Uma pesquisa do ClickBus indicou que no Carnaval deste ano ocorreu um crescimento de 200% no segmento de viagens rodoviárias. 

Serabian também diz que o segmento de aplicativos que passam pelo modal rodoviário se consolidou com a chegada da Buser em 2018. Para ele, o modelo de negócio amadureceu e outras empresas passaram a explorar o segmento e isso abre novas oportunidades de vendas de ônibus rodoviários. 

Chassi 6x2 com motor de 13 litros e 460cv de potência da Volvo encarroçado pela Marcopolo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Pesados – Ônibus Marcopolo G8 com chassis Volvo 6×2

Modelos 

Os novos chassis de ônibus Euro 6 da Volvo são comercializados nos modelos B380R, B420R, B460R e B510R. Eles são vendidos nas versões 4×2, 6×2 e 8×2. Na versão 4×2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas; na 6×2, 24,75 toneladas e na 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.

Modernos

De acordo com a Volvo, a boa receptividade dos novos chassis rodoviários Euro 6 vem por conta dos aprimoramentos realizados pela marca, como os motores de 13 litros e a nova geração da caixa de câmbio I-Shift, os mesmos que equipam o consagrado caminhão Volvo FH. Juntas, essas e outras novidades reduziram o consumo de combustível em até 9%.

Chassi rodoviário Volvo Euro 6 6x2
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Pesados – Chassi rodoviário Volvo 6×2 com motor de 13 litros Euro 6

O propulsor tem a tecnologia common rail, que consegue maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética. Os chassis também são dotados da Aceleração Inteligente Volvo, um sistema que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho e máxima economia. A transmissão I-Shift de 7ª geração permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves.

Os chassis também passaram a contar com o novo quadro de instrumentos 100% digital do Volvo FH com mais de 90 funções. O motorista pode customizar três modos de visualização, dependendo das informações que desejar priorizar. O volante é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Pesados – chassis receberam o mesmo painel digital os caminhões FH

Em nosso test drive na pista de testes da máquina, o silêncio de funcionamento do motor é destaque. O rodar suave também é um ponto positivo para o condutor e passageiros. 

Nós queremos ser o mais desejado e bem sucedido fornecedor de soluções de transportes de passageiros. E buscamos fazer isso através da inovação das parcerias e das pessoas. Além disso, nós temos um papel fundamental na sociedade. E o nosso papel é assegurar junto com nossos clientes, os operadores de ônibus que a cada dia milhares de pessoas cheguem ao seu destino de viagem de maneira segura, confortável e respeitando o meio ambiente

André Marques, Presidente Volvo Ônibus América Latina
Chassi 6x2 com motor de 13 litros e 510 cv de potência da Volvo encarroçado pela Comil
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Pesados – Ônibus Comil com chassi Volvo Euro com motor de 460 cv de potência

Para que as soluções de transporte da marca alcancem o objetivo apontado por André Marques, a Volvo também aprimorou outros aspectos como a segurança. Alinhado com a visão Zero Acidentes da Volvo, a nova geração dos chassis rodoviários Euro 6 evoluíram no quesito. O freio motor VEB+ (Volvo Engine Brake) tem agora 510cv, 30% a mais do que a versão anterior e continua sendo o mais potente em todo o mercado. Além disso, é possível ainda a instalação de Retarder, como item opcional. Quando atuando em conjunto com o VEB+, a potência de frenagem total chega a 1.100 cv.

A marca manteve também os avançados dispositivos do “Sistema de Segurança Ativa” (SSA), “Programa Eletrônico de Estabilidade” (ESP) e “freios a disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração”. Os veículos têm ainda os sistemas de segurança mais recentes, como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. A nova linha habilita também o SSA para carrocerias com para-brisa bipartido.

Chassi rodoviário Volvo Euro 6 8x2
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Pesados – Chassi rodoviário 8×2 da Volvo Buses