Marcopolo Ônibus

Marcopolo registra aumento de 85,6% em lucro líquido em 2023

Fabricante de ônibus diz que vendas de rodoviários e mix de produtos de maior valor agregado ajudaram nos bons resultados

Foto | Marcopolo/Divulgação – Consolidação da linha G8 ajudou a Marcopolo a ter lucro record

A Marcopolo terminou 2023 com crescimento de 85,6% em seu lucro líquido em comparação a 2022, registrando R$ 810,8 milhões. De acordo com o fabricante, a alta nas vendas dos ônibus rodoviários, com consolidação da linha G8 ajudaram em seu crescimento. 

VEJA TAMBÉM:

O fabricante de ônibus também afirma que a melhoria no mix de produtos de maior valor agregado, como veículos urbanos articulados, também contribuíram com o desempenho da companhia no último ano. 

O mercado de ônibus se fortaleceu a partir do final do 3T23 e o segmento de rodoviários está entre os destaques. Associado a isso, notamos também um aumento do nível de exigência por veículos mais confortáveis e tecnológicos, como os modelos urbanos com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi

José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores

Com os resultados, a companhia segue como líder no mercado brasileiro de carrocerias para ônibus. O destaque de 2023 é a participação de mercado no segmento de ônibus rodoviário, que cresceu 9,4 pontos percentuais com o fortalecimento da linha G8.

O bom desempenho se refletiu também na receita líquida consolidada, que chegou aos R$ 6,68 bilhões em 2023, 23,4% superior ao ano de 2022. Desse total, as vendas para o mercado interno responderam por R$ 4,01 bilhões, enquanto as exportações e negócios no exterior atingiram os R$ 2,66 bilhões.

O lucro bruto foi de R$ 1,53 bilhão no ano passado, representando 23% da receita líquida, enquanto em 2022 foi de R$ 829,5 milhões, 15,3% da receita líquida de 2022. O EBITDA foi de R$ 946,9 milhões em 2023, com margem de 14,2%, contra R$ 385,6 milhões e margem de 7,1% em 2022.

A produção consolidada no último ano foi de 13.035 unidades, 11,5% inferior ao ano de 2022. Do total de modelos produzidos, 83% foram fabricados no Brasil e 17% no exterior.

Para 2024, a Marcopolo prevê um cenário positivo, com a nova fase do programa do governo federal Caminho da Escola e o avanço na renovação de frotas em todos os segmentos. A companhia está habilitada a entregar, de forma direta e por meio de parcerias com fabricantes de chassis, até 7.720 veículos (5.600 micro-ônibus e 2.120 Volare). As entregas já iniciaram e devem se estender até 2025.

No mercado internacional, a Marcopolo teve uma melhora gradativa no desempenho das operações ao registrar crescimento de volumes em 2023. Ao longo do último ano o México, entregou 981 veículos, 44,9% superior a 2022; Austrália 407 unidades, aumento de 24,1% na comparação com 2022; e África do Sul 362 unidades, aumento de 35,1% em relação a 2022.

A Marcopolo China também se fortaleceu em 2023 ao se posicionar como uma unidade de produção de carrocerias sobre novos tipos de propulsões, especialmente ônibus elétricos e hidrogênio. “Estamos alinhados aos objetivos globais de redução das emissões de gases poluentes no setor de transporte de passageiros e investimos ativamente no desenvolvimento de produtos e componentes para veículos mais sustentáveis”, reforça José Antonio Valiati.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago