Marcopolo registra aumento de 85,6% em lucro líquido em 2023

Fabricante de ônibus diz que vendas de rodoviários e mix de produtos de maior valor agregado ajudaram nos bons resultados

Marcopolo Paradiso G8 1800 Double Decker
Foto | Marcopolo/Divulgação – Consolidação da linha G8 ajudou a Marcopolo a ter lucro record

A Marcopolo terminou 2023 com crescimento de 85,6% em seu lucro líquido em comparação a 2022, registrando R$ 810,8 milhões. De acordo com o fabricante, a alta nas vendas dos ônibus rodoviários, com consolidação da linha G8 ajudaram em seu crescimento. 

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O fabricante de ônibus também afirma que a melhoria no mix de produtos de maior valor agregado, como veículos urbanos articulados, também contribuíram com o desempenho da companhia no último ano. 

O mercado de ônibus se fortaleceu a partir do final do 3T23 e o segmento de rodoviários está entre os destaques. Associado a isso, notamos também um aumento do nível de exigência por veículos mais confortáveis e tecnológicos, como os modelos urbanos com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi

José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores 

Com os resultados, a companhia segue como líder no mercado brasileiro de carrocerias para ônibus. O destaque de 2023 é a participação de mercado no segmento de ônibus rodoviário, que cresceu 9,4 pontos percentuais com o fortalecimento da linha G8.

O bom desempenho se refletiu também na receita líquida consolidada, que chegou aos R$ 6,68 bilhões em 2023, 23,4% superior ao ano de 2022. Desse total, as vendas para o mercado interno responderam por R$ 4,01 bilhões, enquanto as exportações e negócios no exterior atingiram os R$ 2,66 bilhões.

O lucro bruto foi de R$ 1,53 bilhão no ano passado, representando 23% da receita líquida, enquanto em 2022 foi de R$ 829,5 milhões, 15,3% da receita líquida de 2022. O EBITDA foi de R$ 946,9 milhões em 2023, com margem de 14,2%, contra R$ 385,6 milhões e margem de 7,1% em 2022.

A produção consolidada no último ano foi de 13.035 unidades, 11,5% inferior ao ano de 2022. Do total de modelos produzidos, 83% foram fabricados no Brasil e 17% no exterior.

Para 2024, a Marcopolo prevê um cenário positivo, com a nova fase do programa do governo federal Caminho da Escola e o avanço na renovação de frotas em todos os segmentos. A companhia está habilitada a entregar, de forma direta e por meio de parcerias com fabricantes de chassis, até 7.720 veículos (5.600 micro-ônibus e 2.120 Volare). As entregas já iniciaram e devem se estender até 2025.

No mercado internacional, a Marcopolo teve uma melhora gradativa no desempenho das operações ao registrar crescimento de volumes em 2023. Ao longo do último ano o México, entregou 981 veículos, 44,9% superior a 2022; Austrália 407 unidades, aumento de 24,1% na comparação com 2022; e África do Sul 362 unidades, aumento de 35,1% em relação a 2022.

A Marcopolo China também se fortaleceu em 2023 ao se posicionar como uma unidade de produção de carrocerias sobre novos tipos de propulsões, especialmente ônibus elétricos e hidrogênio. “Estamos alinhados aos objetivos globais de redução das emissões de gases poluentes no setor de transporte de passageiros e investimos ativamente no desenvolvimento de produtos e componentes para veículos mais sustentáveis”, reforça José Antonio Valiati.