Mercedes-Benz lança chassi de ônibus O 500 R Super Padron com 14 metros e apenas dois eixos que promete menor custo operacional
A Mercedes-Benz acaba de lançar o chassi de ônibus O 500 R Super Padron, que chega como solução intermediária para transporte urbano. O veículo de 14 metros pode receber até 100 passageiros. O primeiro mercado a receber o veículo será Belo Horizonte (MG), que é considerado como uma das praças que estão impulsionando os pedidos do veículo.
Segundo a Mercedes-Benz, o segmento de transporte de passageiros foi duramente impactado pela pandemia do Covid-19. De acordo como diretor de Vendas e Marketing da marca, Walter Barbosa, a frequência de passageiros caiu praticamente pela metade em 2020.
E para piorar, não há uma previsão de retorno da demanda a curto prazo. “Temos uma perspectiva de retomada gradual dos passageiros, mas não sabem quando atingirá sua plenitude”, explica o executivo.
O 500 R
Assim, o Super Padron chega para ser a solução para as empresas de transporte urbano. Com 14 metros, ele permite configurações de 90 a 100 passageiros, ao contrário dos modelos convencionais, que levam até 70 passageiros.
Dessa forma, a MB espera que as empresas consigam atender a demanda com frotas menores, mas de maior capacidade. Outro diferencial do O 500 R Super Padron é a remoção do terceiro eixo.
Segundo Barbosa, um eixo a menos tem um impacto muito grande no custo operacional do veículo, pois se reduz um par de pneus, pontos de engraxamento, sistema de suspensão, assim como caixa direcional. “Tudo isso reduz o custo com peças e manutenção”, afirma Barbosa.
Motor e câmbio
O novo Mercedes-Benz tem motor OM de 310 cv e 120 kgfm, combinado com transmissão ZF, automática de seis marchas.
Segundo a Mercedes, o novo O500 R Super Padron foi projetado para aplicação de BRT e corredores, já que conta com “ajoelhamento” de suspensão para facilitar embarque e assoalho elevado para nivelar com plataformas de embarque.
Deve ser bem melhor que o horroso piso baixo O-500U, aqueles degraus internos ninguem merece.
Motor 6 cilindros , coletivo muito fraco ,
Sou usuário do transporte público e ando diariamente nós ônibus Mercedez Benz na zona sul de São Paulo Capital
E sem dúvida alguma em São Paulo Capital é o melhor ônibus para transporte público.
A Mercedez bens precisa voltar com os monoblocos do rodoviário de preferência câmbio manual e seus freios motores, o mercado rodoviário está fraco e a Mercedez sempre teve excelentes conjuntos chassi e carroceria!