Mercedes-Benz O 500 Super Padron atuará no BRT de Goiânia

Empresas Rápido Araguaia e Viação Reunidas já estão com as seis primeiras unidades do O Super Padron

 

Mercedes-Benz O 500 Super Padron
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz lançou neste ano o O 500 R Super Padron 1830 e o chassi foi escolhido para atuar no BRT na Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás. Ainda em fase final construção, sistema de transporte coletivo urbano receberá inicialmente seis unidades do Super Padron com carroceria Caio Millenium para 48 passageiros sentados e 54 em pé.

Segundo a marca, O 500 R Super Padron é o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, para carroçarias de 14 metros e cerca de 100 passageiros. O chassi tem suspensão totalmente pneumática e câmbio automático, Super Padron oferece alto nível de conforto para o motorista e os passageiros.

As seis unidades foram comercializados pela Tecar Diesel, concessionário Mercedes-Benz da cidade de Aparecida de Goiânia. Os ônibus já estão prontos e disponíveis nas garagens das operadoras: três na Rápido Araguaia e três na Viação Reunidas.

A definição pelo O 500 Super Padron surgiu após um período de testes com uma unidade de demonstração fornecida pela Mercedes-Benz ao SET (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia). Com o uso de lastros, o veículo circulou por vias do sistema, quando os motoristas puderam experimentar aspectos como dirigibilidade, manobras e ergonomia no posto de comando.

Mercedes-Benz O 500 Super Padron
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

O novo BRT Norte-Sul terá 22 km de extensão, indo, num primeiro momento, do Terminal Recanto do Bosque até o Terminal Isidória. A partir daí, na próxima etapa do projeto, o percurso chegará até o Terminal Cruzeiro do Sul, no limite de Aparecida de Goiânia. Esse moderno sistema de transporte coletivo urbano se caracteriza por semáforos inteligentes que agilizam o tráfego, bilhetagem eletrônica, corredores exclusivos e total acessibilidade.

O piso do Super Padron, com duas portas à esquerda, é da altura das plataformas elevadas de embarque e desembarque do BRT local, o que agiliza o sistema e garante acesso a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

Como resultado, o Super Padron é o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento, com capacidade para cerca de 100 passageiros. Assim, pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6×2 de 15 metros.