Volvo testará ônibus 100% elétrico no Chile

Ônibus elétrico 7900 Electric da Volvo fará testes de quatro meses na cidade de Santiago (Chile)

A Volvo começará a testar na América do Sul pela primeira vez um ônibus 100% elétrico. O modelo 7900 Electric fará rotas na RED Metropolitana de Mobilidade, sistema de transporte público da capital chilena.

Volvo ônibus elétrico
Foto | Volvo/Divulgação

Os teste do Volvo 7900 Electric serão realizados por quatro meses no Chile e depois seguirá para ser testado na cidade de Bogotá, Colômbia.

De acordo com a Volvo, o objetivo de testar o ônibus elétrico é validar a tecnologia marca nas severas demandas do transporte público da América Latina.

VEJA TAMBÉM:

“A Volvo foi pioneira em ônibus híbridos no continente, com veículos em operação regular desde 2012, no Brasil e Colômbia. E agora estamos dando mais um passo em nossa jornada de eletromobilidade, trazendo da Europa um ônibus 100% elétrico para testes aqui”, diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Durante os testes em Santiago, a Volvo vai monitorar dados como autonomia do ônibus (Kw/km), desempenho, direção, conforto para o passageiro, níveis de ruído, conectividade e performance em zonas com controle remoto de velocidade.

Testes no continente

Santiago será a segunda metrópole latino-americana a testar o modelo elétrico da Volvo. Antes da capital chilena, o Volvo 7900 Electric passou pela Cidade do México, uma das maiores cidades do planeta, com uma região metropolitana com mais de 20 milhões de habitantes. O veículo fez simulações de operação no Metrobus, BRT da capital mexicana.

Zero emissões e ruído

O Volvo 7900 Electric é um modelo oferecido pela marca na Europa. Movido exclusivamente por um motor elétrico de 200 Kw e com torque máximo nas rodas de tração de 19.000 Nm, não emite nenhum poluente e nem faz ruído durante a operação, contribuindo para a descarbonização dos transportes e o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis. As baterias são de íons de lítio com capacidade para até 330 kWh, garantindo a autonomia ao longo da jornada diária. O veículo é recarregado à noite, ao final de um dia inteiro de operação.

Foto | Volvo/Divulgação