Volvo Buses mostra novo chassi elétrico na Europa

Com o novo chassi elétrico Volvo BZL Electric, a marca sueca expande sua oferta eletromobilidade

Volvo BZL Electric
Foto | Volvo/Divulgação

Expandindo sua oferta em eletromobilidade, a Volvo Buses apresenta na Europa o chassi elétrico BZL Electric. Segundo a marca, com a nova opção ela oferece um transporte público sustentável e eficiente e operações confiáveis e rentáveis para os operadores.

Estamos comprometidos em liderar a transformação de nossa indústria em direção a um futuro mais sustentável. Com o lançamento do novo BZL Electric, nossa ambição é oferecer o sistema de ônibus elétrico mais responsável do planeta, com foco em sustentabilidade, segurança e confiabilidade

Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses
Volvo BZL Electric
Foto | Volvo/Divulgação

A marca diz que a demanda global por soluções em eletromobilidade no transporte público vem crescendo e a Volvo Buses espera um aumento ainda mais rápido nos próximos anos. Com o novo chassi BZL Electric, a Volvo oferece uma plataforma global para transportes públicos limpos, silenciosos e com eficiência energética para atender à crescente demanda em mercados maduros e aptos para a eletromobilidade.

Leia também: Volvo mostra linha 2022 do VM

Na Volvo Buses, a circularidade é importante e o novo BZL Electric foi desenvolvido para ser mais de 90% reciclável.

A segurança é outro valor fundamental Volvo. E o novo BZL Electric atende os mais exigentes padrões europeus para dirigibilidade superior e operação segura. Isto inclui a mais recente oferta da Volvo Buses em tecnologia conectada, o Volvo APP Bus Connect. Com recursos como a Gestão de Zonas Seguras (Zone Management) Volvo, o operador pode definir áreas de segurança em que a velocidade máxima do ônibus é limitada, próximo a escolas ou em terminais, por exemplo.

Leia também: Volvo lança novo chassi para ônibus rodoviários

O BZL Electric traz um trem de força totalmente desenvolvido pela Volvo. O motor elétrico de 200 kW é acoplado a uma transmissão automatizada de duas marchas. Isto aumenta o torque nas rodas a baixas velocidades e atenua os picos de corrente, reduzindo o consumo de energia e sustentando a saúde do motor e das baterias. O trem de força pode ser configurado com uma ou duas unidades motoras, gerando potências de nada menos do que 540hp. Isto dá ao Volvo BZL Electric grande capacidade para vencer subidas, com uma operação sempre rápida e confortável.

Flexibilidade de recarga

O Volvo BZL Electric foi projetado para flexibilidade de recarga, tanto para carga de rápida de alta potência (OppCharge), como carga lenta (CCS) na garagem. A Volvo Buses também oferece um compromisso de energia utilizável, garantindo uma quantidade acordada de energia para a operação e eliminando preocupações dos clientes com as baterias.

Foto | Volvo/Divulgação

Ficha técnica Volvo BZL Electric

Comprimento do chassi
11.815mm (piso único), 10.585mm (dois andares)

Trem de força
Motor elétrico, potência máxima um/dois motores: 200/400 kW piso único), 200 kW (dois andares)

Caixa de marchas
Transmissão automatizada Volvo com 2 velocidades

Recarga
OppCharge, potência máxima: 300 kW. Combo2/CCS, potência carga máxima 150 kW;

Capacidade armazenagem de energia
até 470 kWh