Ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U poderá ser financiado pelo Finame  

Chassi de ônibus urbano elétrico começará a ser produzido em série em junho

A Mercedes-Benz credenciou o chassi de ônibus urbano elétrico eO500U no programa de crédito especial do BNDES para que ele possa ser financiado pelo Finame Baixo Carbono.
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Primeiro veículo comercial elétrico da marca no Brasil entra na produção em série neste mês de junho

A Mercedes-Benz credenciou o chassi de ônibus urbano elétrico eO500U no programa de crédito especial do BNDES para que ele possa ser financiado pelo Finame Baixo Carbono. A linha de crédito chega para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. Para tanto, o veículo atende ao índice de conteúdo local exigido pelo BNDES.

O chassi de ônibus elétrico eO500U recebeu diversos elementos fabricados por empresas brasileiras. Entre elas estão a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e produzidas em sua fábrica de Piracicaba (SP). Isso o habilitou seu credenciamento junto ao Finame. O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificadores, investimento no País, treinamentos de capacitação e especialização, exportações, mão-de-obra e outros.  

Esta é a primeira vez que nossa Empresa participa de um case carbono zero. Continuaremos investindo gradativamente na nacionalização do produto, visando, dessa forma, aumentar o conteúdo local e desenvolver a indústria da mobilidade elétrica no País

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

As primeiras unidades do eO500U começam a ser produzidas em série neste mês de junho. Assim, passam a fazer parte da programação da moderna Linha de Produção de Chassis de Ônibus da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), que se destaca por conceitos e processos da Indústria 4.0.

De acordo com a Mercedes-Benz, o chassi de ônibus e-O500U urbano elétrico a baterias marca sua entrada na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País. Ele foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, como para a América Latina. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro, englobando itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses.  

A Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, explica Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Os concessionários Mercedes-Benz, segundo Walter Barbosa, estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e também empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.