Mercedes-Benz celebra 100 mil chassis OF 1721 vendidos no Brasil

Lançado no Brasil há 23 anos, o chassi Mercedes-Benz OF 1721 chega a marca de 100 mil unidades comercializadas no Brasil

A Mercedes-Benz comemora 100 mil chassis OF 1721 comercializadas no Brasil. Lançado no país há 23 anos, o chassi é o campeão de vendas do segmento de ônibus no mercado brasileiro considerando todas as marcas e modelos.

A fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) já produziu mais de 120 mil unidades do chassi OF 1721 atendendo também o mercado externo e às encarroçadoras.

VEJA TAMBÉM:

chassi OF 1721

Primeira versão

Segundo a Mercedes-Benz, o chassi OF 1721 teve sua primeira versão comercializada entre 1998 e 2004. Já entre 2005 e 2011, com a entrada em vigor da norma Euro 3 no Brasil, ele foi substituído pelo OF 1722. A partir de 2012, já na atual versão Euro 5, voltou a receber a denominação OF 1721, dando sequência à liderança nas vendas no País desde então.

O OF 1721 já nasceu vencedor. Desde que foi lançado, há 23 anos, é o best-seller do mercado brasileiro considerando todas as marcas e modelos. Logo de cara, conquistou a preferência dos clientes tanto para o transporte coletivo urbano, como para operações rodoviárias e de fretamento. A manutenção da liderança por mais de duas décadas deve-se a diferenciais amplamente reconhecidos pelo mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros, alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

O chassi OF 1721 segue com preferência no transporte coletivo urbano, tanto nas regiões metropolitanas, quanto nas demais cidades e em todo o País, os 100 mil chassis emplacados no Brasil significam uma média de aproximadamente 4.350 unidades por ano.

A Mercedes-Benz diz que o sucesso de vendas do OF 1721 contribui de forma importante para o êxito da linha OF de ônibus Mercedes-Benz com motor frontal, que chegou aos 50 anos no último mês de março. Ao longo dessas cinco décadas, foram emplacados mais de 256.000 modelos OF no mercado brasileiro, com produção total de cerca de 310.000 unidades.

Suspensão metálica ou pneumática

O chassi OF 1721 foi desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM 924 LA de 4 cilindros, que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Este motor é referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações.

A suspensão pode ser a tradicional configuração metálica ou a pneumática, aumentando a satisfação dos passageiros e do motorista em relação à comodidade do veículo.

Ônibus Mercedes-Benz OF 1721
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

De série

Entre os principais equipamentos de série do chassi MB OF 1721 estão o freio-motor Top Brake, sistema de freio ABS, caixa de mudanças G 85 de 6 marchas com radiador de óleo, polia adicional para ar condicionado e conexão para extração de dados de telemetria (FMS). A lista de opcionais conta com itens como tacógrafo digital e retarder.

Ele também vem equipado de série com o EIS – sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.