Mercedes-Benz celebra 82 ônibus exportados para o Chile

Modelos serão usados na renovação da frota da Red Metropolitana de Movilidad (RED), sistema de transporte público de Santiago do Chile 

Mercedes-Benz O 500 UA articulado
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mercedes-Benz O 500 UA articulado

A Mercedes-Benz concretizou a exportação de 82 ônibus urbanos para a Red Metropolitana de Movilidad (RED), sistema de transporte público de Santiago do Chile. Os coletivos serão usados na renovação de frota e irão operar por toda a região metropolitana em torno da capital do país.

É com muita satisfação que nós estamos participando, mais uma vez, do programa de renovação de frota de Santiago do Chile. Em 2019, comercializamos mais de 200 ônibus para a então Transantiago e, agora, seguimos com essa parceria de mais de dez anos, fornecendo novos ônibus para o sistema

Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina

A venda teve a cooperação da Mercedes-Benz do Brasil com o Regional Center Daimler Latina e a Comercial Kaufmann, representante da marca no Chile, os novos ônibus vão operar em um dos maiores sistemas BRT da América Latina e do mundo, que atende diariamente cerca de 1,5 milhão de usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Santiago do Chile.

Segundo a marca alemã, são 72 unidades do chassi O 500 UA articulado e 10 do modelo O 500 U padron. Eles contam com piso baixo, preparação para ar condicionado e motorização Euro 6, atendendo às normas de legislação para redução de emissões no país.

Mercedes-Benz O 500 U padron
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mercedes-Benz O 500 U padron

Os veículos estão equipados com sistema antibloqueio ABS, freio eletrônico EBS e sistema antiderrapagem ASR, proporcionando mais segurança para os passageiros e motoristas. Os ônibus também possuem câmbio automático e nova geração de motores Euro 6.

Com carroceria Caio na versão Mondego II tipo MA, o veículo disponibiliza assentos para 25 passageiros, sendo um deles exclusivo para pessoas com deficiência. Além disso, com ar condicionado e tomadas usb nas laterais, os usuários têm mais comodidade durante suas viagens. O ônibus também possui faróis alto e baixo dianteiros, lanternas traseiras, de freio, de posição e de luz de placa em led e sensores de estacionamento nos parachoques dianteiro e traseiro.

Já os veículos com carroceria Mondego II do tipo MA ART trazem em sua composição os mesmos recursos, mas com uma capacidade maior de assentos para 40 passageiros, sendo um deles exclusivo para pessoas com deficiência.