Mercedes-Benz agrega novas tecnologias de segurança aos ônibus rodoviários O 500 que os deixam com os mais seguros do Brasil
A Mercedes-Benz incorpora itens de segurança ao chassi rodoviário O 500 deixando-os como um dos mais seguros do Brasil. Entre os dez recursos tecnlógicos estão o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, o assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto.
VEJA TAMBÉM:
De acordo com a Mercedes-Benz, o sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, que é a grande novidade dessa tecnologia. Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.
No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, detectando carros, motos, veículos em geral, ciclistas e pedestres, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.
Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.
A linha de chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4×2, 6×2 e 8×2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.
O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:
- ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.
- SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.
- IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.
- Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.
- Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.
- Freio de estacionamento com comando eletrônico.
- ESS, sinalização de parada de emergência.
- Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.
- Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.
- Preparação para inibidor de partida.
11 itens de segurança já disponíveis para chassis de ônibus O 500 rodoviários:
- ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
- LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
- TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
- Piloto automático de velocidade.
- Sistema de auxílio em rampa.
- Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
- Sistema anti-tombamento.
- EBS – sistema eletrônico de freios.
- ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
- ESP – controle eletrônico de estabilidade.
- Freio a disco ou tambor.
Comentários