BYD e Marcopolo entregam unidade do ônibus elétrico rodoviários que fará testes em Curitiba entre 24 de agosto e 22 de novembro
Curitiba dará início aos testes de circulação do ônibus elétrico da BYD. O carro fabricado em parceria com Marcopolo e Expresso Princesa dos Campos , a Embarca começará a rodar em 24 de agosto. Os testes durarão até 22 de novembro.
VEJA TAMBÉM:
O veículo tem autonomia de 250 quilômetros e capacidade para 44 passageiros sentados. De acordo com os responsáveis pelo teste, o ônibus rodoviário elétrico fará o trecho entre Curitiba e Ponta Grossa (PR).
Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países com mais ônibus elétricos, segundo o monitor E-bus Radar, elaborado pelo Labmob, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A tendência é que o número de ônibus elétricos cresça ainda mais até 2030, aponta o relatório da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica. Os ônibus elétricos representam mais um grande aliado para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa.
Para o CEO da Embarca, Felipe Gulin, esse é um momento muito especial sendo a primeira iniciativa no transporte rodoviário intermunicipal em prol da mobilidade urbana e da sustentabilidade. “Com esse projeto, seremos a primeira plataforma tecnológica a operar ônibus elétrico no país. O nosso compromisso é desenvolver soluções, pensando sempre no futuro das gerações, sendo assim, buscamos trazer opções cada vez mais sustentáveis, que atendam as necessidades de demanda dos clientes, promovendo experiências digitais únicas”, comenta o executivo.
Neste projeto, a estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão. Os freios a disco regenerativos com sistema ABS proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. O modelo BYD D9F, com carroceria Viaggio 1050, possui até 300 quilômetros de autonomia e a recarga total (0% a 100%) se dá num período de até quatro horas. Esse é o primeiro veículo desta categoria no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias. O Chassis BYD D9F é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. O motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 KW está integrado às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.
Marca apresentou em seminário seu novo projeto que está em desenvolvimento.
Furgão francês produzido na Argentina chegará para brigar com o Fiat Fiorino e Peugeot Partner…
IVECO amplia oferta de peças remanufaturadas para atender demanda crescente.
Itens vão de eletrônicos, passando por cosméticos, papelaria e até vestuário poderão ser encontrados nas…
E-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia presença na frota da Coca-Cola FEMSA no México.
Caminhão elétrico fará jornada de teste que percorrerá mais de 20 países europeus.