Scania, Gerdau, Turis Silva e Marcopolo apresentam primeiro ônibus a gás rodoviário do Brasil

Ônibus Scania GNV tem carroceria Marcopolo foi comprada pela Turis Silva para levar funcionários da Gerdau localizada Charqueadas (RS)

O primeiro ônibus rodoviário movido gás natural veicular (GNV) e/ou biometano entrará em operação no Rio Grande do Sul. Scania e Marcopolo são os responsáveis pelo modelo que foi adquirido pela Turis Silva para transportar funcionários da Gerdau.

Ônibus Scania GNV
Foto | Scania/Divulgação

Com chassi Scania e encaroçado pela Marcopolo, o ônibus percorrerá 190 quilômetros por dia fazendo a rota Porto Alegre/Charqueadas/São Jerônimo. Assim que o processo certificação e homologação terminar ele receberá autorização de viagem para transportar os funcionários da usina de aços especiais da Gerdau em Charqueadas.

É um momento singular para Scania, Gerdau, Turis Silva e Marcopolo. Todas entram para a história com a apresentação desta solução mais sustentável. O planeta e a sociedade estão clamando por alternativas ao diesel e esta tecnologia é a ideal para a realidade do mercado brasileiro. Temos certeza absoluta que é o primeiro de muitos

Fábio D´Angelo, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil
Scania GNV
Foto | Scania/Divulgação – Com chassi Scania e motor GNV, ônibus tem carroceria Marcopolo

Scania K 320 4×2

O ônibus modelo K 320 4×2 tem propulsor traseiro Euro 6 (o Brasil está na lei de emissões Euro 5) de 320 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos.  Segundo a Scania, não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.

A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo da carroceria.

Interior ônibus Marcopolo
Foto | Scania/Divulgação

Para cobrir o chassi Scania, a Marcopolo escolheu a carroceria Paradiso New G7 1050 para equipar o ônibus. A Marcopolo diz que o modelo conta com equipamentos e acessórios para garantir o máximo conforto, comodidade e segurança aos passageiros, como acesso à internet, TV digital a bordo, poltronas semileito, sistema de monitoramento por câmeras, tomadas USB individuais, sistema de ar-condicionado e monitores no salão de passageiros. O modelo ainda conta com diferentes soluções da plataforma Marcopolo BioSafe, como sanitário e sistema de ar-condicionado com lâmpadas UV-C para desinfecção dos ambientes; cortinas com material antimicrobianas, e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso. A capacidade é para transportar 44 passageiros.