A Scania vem buscando oferecer seus veículos pesados com combustíveis alternativos. No Brasil ela já adotou soluções como o Gás Natural Veicular (GNV), o biometano e o etanol. Segundo patentes registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o próximo passo do fabricante sueco nessa política sustentável poderá ser oferecer um ônibus elétrico.
O registro do ônibus Scania Citywide BEV foi foi publicado nessa terça (21/7) e conta com duas versões do ônibus: uma 4×2 de 12,1 metros e uma 6×2 de 13,7 metros com o terceiro eixo esterçante. O Citywide BEV 4×2 é igual ao oferecido atualmente na Europa, já o modelo 6×2 registrado é inédito no mundo.
O modelo 6×2 do Scania Citywide BEV tem carroceria idêntica ao Citywide LE Suburban com motor a combustão, mas conta com elementos únicos do modelo elétrico como as molduras dos pára-lamas, as lanternas traseiras e a portinha do plug de carregamento na dianteira. Atualmente a Scania oferece o Citywide BEV na configuração de 12,1 metros no mundo.
O Citywide BEV é oferecido com um conjunto de oito baterias de íons de lítio com 250 kWh e 650 Volts, com autonomia estimada entre 80 e 150 km. Essa autonomia pode ser estendida por um sistema de carregamento pantográfico no teto que acrescenta carga nas baterias em cada parada, o que permite que o ônibus trabalhe por um turno completo sem interrupções. As baterias são dividas, quatro delas vão no teto e quatro no balanço traseiro para permitir uma melhor distribuição de peso e não roubar o espaço para passageiros.
O ônibus usa motor de imã permanente produz 408 cv e 2.100 nm de pico ou 340 cv e 1.300 nm de forma contínua. A transmissão possui duas marchas, a segunda velocidade entra a 37 km/h para garantir um consumo menor. Esse trem de força permite que o Citywide BEV mantenha velocidade de 30 km/h em aclives de 8%. O motor é refrigerado por jatos de óleo e livra o sistema de ar condicionado de ter que refrigerar o motor, deixando-o apenas com a função de climatizar a área dos passageiros.
Para a versão inédita de três eixos é de se esperar uma mecânica similar, podendo receber um conjunto maior de baterias. Como o Citywide BEV é o primeiro ônibus elétrico da marca e foi apresentado no final de 2019, ainda há espaço para novidades no modelo. No Brasil o modelo enfrentaria concorrência dos ônibus elétricos da chinesa BYD e da empresa nacional Eletra. A Volvo é a única das outras fabricantes instalados aqui a aventurar nos veículos eletrificados e oferece um chassi de ônibus híbrido, o B215RH.
Em reposta a nossa reportagem, a Scania diz que o modelo foi apenas registrado no Brasil e que não há previsão de vir para o mercado brasileiro.
(*) Matéria atualizada às 12h45 o dia 23/7/2020 para inclusão da resposta da Scania.
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