Scania Ônibus

Scania registra ônibus elétrico Citywide BEV no Brasil em versão inédita

Registro do ônibus elétrico no INPI conta com versão já 4×2 conhecida e um modelo 6×2 inédito no mundo

A Scania vem buscando oferecer seus veículos pesados com combustíveis alternativos. No Brasil ela já adotou soluções como o Gás Natural Veicular (GNV), o biometano e o etanol. Segundo patentes registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o próximo passo do fabricante sueco nessa política sustentável poderá ser oferecer um ônibus elétrico.

O registro do ônibus Scania Citywide BEV foi foi publicado nessa terça (21/7) e conta com duas versões do ônibus: uma 4×2 de 12,1 metros e uma 6×2 de 13,7 metros com o terceiro eixo esterçante. O Citywide BEV 4×2 é igual ao oferecido atualmente na Europa, já o modelo 6×2 registrado é inédito no mundo.

Foto | Reprodução/INPI

O modelo 6×2 do Scania Citywide BEV tem carroceria idêntica ao Citywide LE Suburban com motor a combustão, mas conta com elementos únicos do modelo elétrico como as molduras dos pára-lamas, as lanternas traseiras e a portinha do plug de carregamento na dianteira. Atualmente a Scania oferece o Citywide BEV na configuração de 12,1 metros no mundo.

Trem de força

O Citywide BEV é oferecido com um conjunto de oito baterias de íons de lítio com 250 kWh e 650 Volts, com autonomia estimada entre 80 e 150 km. Essa autonomia pode ser estendida por um sistema de carregamento pantográfico no teto que acrescenta carga nas baterias em cada parada, o que permite que o ônibus trabalhe por um turno completo sem interrupções. As baterias são dividas, quatro delas vão no teto e quatro no balanço traseiro para permitir uma melhor distribuição de peso e não roubar o espaço para passageiros.

O ônibus usa motor de imã permanente produz 408 cv e 2.100 nm de pico ou 340 cv e 1.300 nm de forma contínua. A transmissão possui duas marchas, a segunda velocidade entra a 37 km/h para garantir um consumo menor. Esse trem de força permite que o Citywide BEV mantenha velocidade de 30 km/h em aclives de 8%. O motor é refrigerado por jatos de óleo e livra o sistema de ar condicionado de ter que refrigerar o motor, deixando-o apenas com a função de climatizar a área dos passageiros.

Foto | Scania/Divulgação

Concorrência no Brasil

Para a versão inédita de três eixos é de se esperar uma mecânica similar, podendo receber um conjunto maior de baterias. Como o Citywide BEV é o primeiro ônibus elétrico da marca e foi apresentado no final de 2019, ainda há espaço para novidades no modelo. No Brasil o modelo enfrentaria concorrência dos ônibus elétricos da chinesa BYD e da empresa nacional Eletra. A Volvo é a única das outras fabricantes instalados aqui a aventurar nos veículos eletrificados e oferece um chassi de ônibus híbrido, o B215RH.

Scania responde

Em reposta a nossa reportagem, a Scania diz que o modelo foi apenas registrado no Brasil e que não há previsão de vir para o mercado brasileiro.

(*) Matéria atualizada às 12h45 o dia 23/7/2020 para inclusão da resposta da Scania.

Siga também as redes sociais do Autos Pesados

Eduardo Rodrigues

Recent Posts

Volvo CE destaca avanços em eletromobilidade para mineração em conferência no Chile

Empresa apresenta cases do Brasil e do Peru e reafirma compromisso de zerar emissões de…

4 dias ago

VW Caminhões e Ônibus acelera expansão internacional com novos modelos

Conferência anual reúne representantes em Buenos Aires para lançar portfólio renovado, ampliar serviços e reconhecer…

2 semanas ago

Mercedes-Benz vai tentar recorde mundial com caminhão elétrico eActros 600

Marca alemã quer percorrer mais de 100 km de ré com o eActros 600 para…

2 semanas ago

Volvo Trucks supera marca de 5 mil caminhões elétricos entregues no mundo

Marca sueca fortalece liderança global em transporte pesado com zero emissões e amplia presença em…

2 semanas ago

Marcopolo Ônibus cresce 1% no 1º trimestre e aposta em veículos de maior valor agregado

Fabricante entrega 32 ônibus elétricos para São Paulo e mantém otimismo com mercados internacionais e…

2 semanas ago

Hyundai apresenta caminhão XCIENT Fuel Cell nos EUA

Marca sul-coreana reforça sua liderança em hidrogênio na ACT Expo 2025 com modelo Classe-8 e…

3 semanas ago