Volvo apresenta carregadeira L120 Electric na M&T Expo 2024

Volvo apresenta carregadeira L120 Electric na M&T Expo: acelerando a transição para equipamentos sustentáveis

Volvo CE exibe na M&T Expo a carregadeira L120 Electric
Foto | Volvo CE/Divulgação

A Volvo lança uma nova linha de equipamentos elétricos compactos, mas também está exibindo na M&T Expo a sua mais recente inovação: a carregadeira L120 Electric de porte médio. Esta nova adição à família de equipamentos da marca está programada para chegar ao mercado brasileiro no início de 2025, como parte de sua estratégia para acelerar a introdução de equipamentos mais sustentáveis, totalmente elétricos e com zero emissão de CO2 localmente.

VEJA TAMBÉM:

A carregadeira Volvo L120, reconhecida por sua robustez, versatilidade e capacidade de atender a diversas operações, em breve receberá uma versão elétrica. Utilizando uma plataforma completamente nova, desenvolvida especificamente para o trem de força 100% elétrico, esta nova variante promete oferecer um desempenho superior à sua contraparte movida a diesel, sem emissões durante suas operações. Este lançamento marca a entrada da Volvo no segmento de equipamentos elétricos de médio porte, com uma capacidade operacional de 6 toneladas, atendendo a uma demanda significativa no mercado latino-americano. Ambas as versões – convencional e elétrica – estarão disponíveis para atender às preferências individuais de cada cliente.

A L120 Electric é alimentada por um conjunto de baterias com capacidade de 282 kWh, proporcionando uma autonomia de operação que varia de cinco a dez horas, dependendo da aplicação. O tempo de recarga pode ser inferior a uma hora, dependendo do tipo de carregador utilizado. No entanto, o maior diferencial deste modelo reside na redução dos custos operacionais, juntamente com a eliminação das emissões de CO2 durante a operação, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e para a redução do impacto ambiental associado às movimentações de materiais.

Volvo CE exibe na M&T Expo a carregadeira L120 Electric
Foto | Volvo CE/Divulgação

Outra vantagem significativa da L120 Electric é sua operação mais silenciosa. A redução considerável nos níveis de ruído não apenas proporciona um ambiente de trabalho mais saudável, mas também permite a operação em horários restritos, minimizando o impacto nas comunidades locais. Além disso, o trem de força elétrico oferece uma operação mais ágil, com redução de vibrações, o que não só reduz os tempos de ciclo, mas também aumenta o conforto do operador e diminui a fadiga durante longos períodos de trabalho.

A L120 Electric mantém atributos destacados da versão a diesel, como um ambiente de operador confortável e ergonômico, e o sistema Volvo Co-Pilot, que inclui pesagem a bordo e suporte ao operador. Alinhado à visão “Zero Acidentes” da Volvo, a carregadeira também possui excelente visibilidade traseira e câmera de ré, garantindo a segurança do operador e de todos ao seu redor.

Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob & equipamentos compactos da Volvo CE na América Latina, destaca: “O ingresso no segmento de equipamentos deste porte é mais um avanço na jornada da eletromobilidade assumida pela Volvo. Vemos que o mercado está ávido por soluções ambientalmente corretas. A adoção dessas soluções inovadoras é uma decisão estratégica que promete retorno substancial a médio prazo. A redução nos gastos com combustível e a diminuição de outros custos operacionais, inerentes aos equipamentos tradicionais, resultará em uma economia considerável ao longo do tempo. Não estamos apenas pavimentando um caminho mais sustentável para o trabalho, mas também impulsionando os negócios de nossos clientes e fornecendo uma gama incomparável de opções que atendem suas necessidades de forma eficaz e responsável”.

A Volvo Construction Equipment, marca globalmente reconhecida em equipamentos de construção e serviços, está comprometida em liderar a transição para um futuro mais sustentável em sua indústria. Estabeleceu o compromisso de alcançar emissões zero de gases de efeito estufa até 2040 – com reduções significativas já em 2030 – como parte da iniciativa Science Based Target. Até o final desta década, a empresa projeta que 35% de suas vendas serão de máquinas 100% elétricas.