Ford Transit elétrica entra em fase final de testes no Velho Mundo. Comercial leve foi distribuído para frotistas para uso em condições reais
A Ford E-Transit acaba de entrar em nova fase de testes, na Europa. A versão elétrica do comercial leve foi distribuída para grandes frotistas do Velho Mundo, para uma bateria de testes em condições reais de uso.
Segundo a Ford, é a última etapa no desenvolvimento do modelo, depois de um rigoroso programa de testes nos campos de provas e instalações de engenharia da marca, para o início de vendas no segundo trimestre de 2022.
VEJA TAMBÉM:
- CONFIRA OS CAMINHÕES 3/4 MAIS BARATOS DO MERCADO BRASILEIRO
- VEJA AS PICAPES MÉDIAS CABINES SIMPLES VENDIDAS NO BRASIL
- ESSAS SEIS VANS PODERIAM SER VENDIDAS NO MERCADO NACIONAL
Dez protótipos da E-Transit participam do programa, rodando em condições reais em diferentes tipos de aplicação, como correio, coleta de resíduos e entregas de porta-a-porta na Alemanha, Noruega e Reino Unido. Entre os parceiros estão a frota municipal da cidade de Colônia, a DHL Express no Reino Unido e a Norwegian Post.
A frota conta com diferentes modelos da Ford E-Transit, como furgão, cabine dupla e chassi-cabine com peso bruto total de 3,5 a 4,25 toneladas, incluindo adaptações para atender as necessidades específicas de cada operação. Os parceiros vão rodar com os protótipos em períodos de seis ou 12 meses.
“Queremos demonstrar que ajudar os clientes a reduzir seu impacto ambiental pode andar de mãos dadas com a melhoria da sua produtividade”, diz Dave Petts, líder de vans eletrificadas urbanas da Ford Europa. “A rodagem no mundo real nas mãos do cliente nos ajuda a mostrar os benefícios comerciais que a E-Transit pode oferecer, além de trazer informações valiosas sobre os padrões de uso e recarga para podermos refinar a experiência operacional.”
Modificação
A E-Transit foi projetada para ser facilmente adaptada a vários tipos de uso, usando os mesmos acessórios desenvolvidos para os modelos atuais da linha. Para mostrar a versatilidade da plataforma, alguns veículos de teste foram transformados como: compartimento refrigerado para entregas de supermercado, com gerador de 2,3 kW; laterais lonadas para construção, com iluminação auxiliar e sensores de peso; basculante com gaiola para remoção de lixo; e entrega porta-a-porta com divisórias e suspensão a ar traseira.
Recentemente, a Ford realizou um programa de teste semelhante com a versão híbrida plug-in da Transit de passageiros, que rodou mais de 240.000 km e mostrou que os frotistas podiam operar 75% do tempo com emissão zero no centro de Londres. Outros testes em Colônia, Alemanha, provaram o benefício da “cerca eletrônica” (geofencing), tecnologia inovadora que aciona automaticamente o modo elétrico em áreas urbanas com poluição alta.
Comentários