Ford amplia testes de rua com versão elétrica do Transit

Ford Transit elétrica entra em fase final de testes no Velho Mundo. Comercial leve foi distribuído para frotistas para uso em condições reais

A Ford E-Transit acaba de entrar em nova fase de testes, na Europa. A versão elétrica do comercial leve foi distribuída para grandes frotistas do Velho Mundo, para uma bateria de testes em condições reais de uso.

TRANSIT
Foto | Ford/Divulgação

Segundo a Ford, é a última etapa no desenvolvimento do modelo, depois de um rigoroso programa de testes nos campos de provas e instalações de engenharia da marca, para o início de vendas no segundo trimestre de 2022. 

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Dez protótipos da E-Transit participam do programa, rodando em condições reais em diferentes tipos de aplicação, como correio, coleta de resíduos e entregas de porta-a-porta na Alemanha, Noruega e Reino Unido. Entre os parceiros estão a frota municipal da cidade de Colônia, a DHL Express no Reino Unido e a Norwegian Post.

A frota conta com diferentes modelos da Ford E-Transit, como furgão, cabine dupla e chassi-cabine com peso bruto total de 3,5 a 4,25 toneladas, incluindo adaptações para atender as necessidades específicas de cada operação. Os parceiros vão rodar com os protótipos em períodos de seis ou 12 meses.

“Queremos demonstrar que ajudar os clientes a reduzir seu impacto ambiental pode andar de mãos dadas com a melhoria da sua produtividade”, diz Dave Petts, líder de vans eletrificadas urbanas da Ford Europa. “A rodagem no mundo real nas mãos do cliente nos ajuda a mostrar os benefícios comerciais que a E-Transit pode oferecer, além de trazer informações valiosas sobre os padrões de uso e recarga para podermos refinar a experiência operacional.”

Modificação

A E-Transit foi projetada para ser facilmente adaptada a vários tipos de uso, usando os mesmos acessórios desenvolvidos para os modelos atuais da linha. Para mostrar a versatilidade da plataforma, alguns veículos de teste foram transformados como: compartimento refrigerado para entregas de supermercado, com gerador de 2,3 kW; laterais lonadas para construção, com iluminação auxiliar e sensores de peso; basculante com gaiola para remoção de lixo; e entrega porta-a-porta com divisórias e suspensão a ar traseira.

Recentemente, a Ford realizou um programa de teste semelhante com a versão híbrida plug-in da Transit de passageiros, que rodou mais de 240.000 km e mostrou que os frotistas podiam operar 75% do tempo com emissão zero no centro de Londres. Outros testes em Colônia, Alemanha, provaram o benefício da “cerca eletrônica” (geofencing), tecnologia inovadora que aciona automaticamente o modo elétrico em áreas urbanas com poluição alta.