Vans

Ford leva E-Transit para teste que simula 10 anos de uso

Foto | Ford/Divulgação

A Ford está em fase final de testes do E-Transit, versão elétrica do comercial leve, que chega ao mercado europeu em 2022. E para provar que o furgão dá conta recado, a marca do Oval Azul produziu um vídeo dos testes de durabilidade. Segundo a Ford, a bateria de testes corresponde a 10 anos de uso em condições normais.

Além do inverno rigoroso de Michigan, EUA, a E-Transit enfrentou nesse programa temperaturas e altitudes desafiadoras na Câmara de Testes Ambientais da Ford em Colônia, Alemanha, e pisos irregulares no campo de provas da empresa em Lommel, na Bélgica. O objetivo foi recriar os efeitos de mais de 240.000 km de rodagem – ou uma década de trabalho árduo – para garantir que a nova van elétrica seja tão durável quanto as versões a diesel.

A Câmara de Testes Ambientais da Ford, também conhecida como “fábrica climática” é capaz de recriar condições extremas, do Saara à Sibéria. Para refinar o trem de força elétrico e o ambiente da cabine, os engenheiros submeteram a E-Transit a mais de 40°C – mais quente que a média do deserto – durante duas semanas, usando 28 refletores com lâmpadas de 4.000 watts. Para garantir um desempenho ideal em ambientes extremos, a bateria da E-Transit conta com um sistema de refrigeração líquida.

A van também teve de provar ser capaz de rodar a 35°C negativos – mais frio que um inverno típico da Sibéria – totalmente carregada e em estradas a 2.500 metros de altitude, como a Grossglockner High Alpine Road, na Áustria, uma das mais altas da Europa.

Passou ainda milhares de vezes nas pistas com irregularidades, buracos e paralelepípedos de Lommel, simulando estradas secundárias de todo o mundo, e banhos de lama e sal para checar a resistência à corrosão da bateria, do motor elétrico e da suspensão traseira exclusiva. Os testes de confiabilidade do motor incluíram o seu funcionamento ininterrupto por 125 dias.

Eletrifição

A E-Transit também começará a ser testada, no final deste ano, por clientes dos setores de supermercados, serviços públicos e entregas da Europa. O objetivo é aprimorar a experiência de uso aproveitando os seus recursos para o aumento da produtividade, com baixa manutenção e conectividade de última geração.

A E-Transit faz parte do investimento de US$ 30 bilhões da Ford em veículos eletrificados até 2025. A empresa anunciou que até 2024 toda a sua linha de veículos comerciais na Europa vai oferecer versões elétricas ou híbridas plug-in, que devem responder por dois terços das vendas até 2030.

“Testamos todas as nossas vans em condições que vão além do que elas possam enfrentar no uso diário. Com a E-Transit não é diferente – levando-a ao limite nos nossos centros de teste podemos ter certeza de que ela atenderá nossos clientes de forma confiável quando adotarem a propulsão elétrica na sua frota”, diz Andrew Mottram, engenheiro-chefe do programa E-Transit na Ford Europa.

Transit no Brasil

Enquanto a Ford europeia se prepara para lançar a versão elétrica da Transit por lá, por aqui a nova geração comercial está a caminho. A nova geração do furgão virá importado do Uruguai, onde será montado em regime CKD.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

4 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago