Volkswagen Caminhões e Ônibus fecha parceria com CPFL para impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil
A Volkswagen Caminhões e Ônibus e CPFL Energia fecham parceria para impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil. As empresas trabalharão em conjunto em projeto de pesquisa e desenvolvimento, no âmbito do Programa de P&D da ANEEL.
LEIA TAMBÉM:
- VW Meteor chegará em setembro com potências entre 460 e 520 cv
- VW Constellation 33.460 Tractor também chegará em setembro
De acordo com a VWCO, o objetivo principal é criar um laboratório de Mobilidade Elétrica em Indaiatuba (SP), região onde a CPFL tem uma de suas sedes operacionais. Na unidade será criado um projeto piloto que almeja contemplar a eletrificação de 100% da frota de veículos operacionais e desenvolvimento de sistema inteligente de recarga para os veículos.
“A eletromobilidade é um dos pilares do Grupo TRATON, do qual faz parte a VW Caminhões e Ônibus. Por isso somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”
Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
Segundo Renato Povia, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL, a iniciativa em Indaiatuba engloba uma série de projetos estruturantes da área de inovação da CPFL no âmbito da mobilidade elétrica. Ele diz que a empresas trabalha com visão de longo prazo, a fim de identificar tendências e caminhos para novos negócios em um cenário de mudanças do mercado.
O executivo também recorda que a empresa encerrou em 2018 o projeto “Emotive”, uma das mais completas avaliações dos impactos de mobilidade elétrica no Brasil. Ao longo de cinco anos, o estudo propôs um modelo de negócio para a infraestrutura de postos de recarga para o cliente, o que viabilizaria a expansão do número de eletropostos (EP) pelo país e estimularia o aumento de usuários de veículos elétricos (VE).
e-Delivery
A Volkswagen irá fornecer os caminhões elétricos e-Delivery que serão utilizados nesse projeto e também será a responsável pelos serviços de engenharia, como coleta de dados, treinamento de motoristas, orientações de segurança, acompanhamento de rodagens, suporte no desenvolvimento dos implementos e estudos relacionados à operação dos caminhões.
Parceiros
O projeto também conta com a participação de empresas responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação de sistemas que suportem a operação da CPFL:
- Siemens: desenvolvimento e aplicação de carregadores para os veículos, assim como o sistema inteligente de recarga
- SENAI CIMATEC: desenvolvimento e aplicação de carrocerias considerando os implementos 100% elétricos para os veículos, como cesto aéreo para manutenção da rede elétrica
- GESEL / UFRJ: braço acadêmico do projeto, que irá realizar estudos sobre impactos ambientais, regulação e incentivos, experiência do usuário, entre outros.
Comentários