Novo Meteor chega com o título de maior caminhão Volkswagen do mundo
A Volkswagen lança o novo Meteor, seu caminhão extrapesado que será ofertado em duas configurações. A marca também nacionalizou o motor MAN D26 de 13 litros que equipa o novo modelo.
LEIA TAMBÉM:
O Meteor será ofertado nas configurações 28.460 6×2 e também na 29.520 6×4.
Motor
Fabricado em São Paulo, o motor MAN D26 de 13 litros rende potência de com potência de 460 cv e torque de 234,5 kgfm no Meteor 28.460 6×2 e 520 cv e torque de 255 kgfm na configuração 29.520 6×4.
Ambos são equipados de série com o câmbio automatizado ZF Traxon de 12 velocidades calibrado para as demandas do mercado. Opcionalmente, a marca oferta a transmissão de 16 velocidades para ambas as configurações do Meteor.
Segundo a VWCO, o câmbio processa informações em alta velocidade. Em combinação com o sistema de tecnologia embarcada, propicia trocas de marchas mais inteligentes para as mais diversas condições topográficas e de carga, otimizando o consumo, a segurança e o conforto.
A meta da marca alemã é crescer no segmento de extrapesado com os novos Meteor. Para produzir o modelo em Resende (RJ), a VWCO fez aporte de R$ 1 bilhão para novas linhas de cabine.
O Grupo VWCO afirma que o novo Meteor foi desenvolvido com foco na otimização do custo total de operação (TCO), numa estratégia que envolve toda a jornada do cliente, contemplando essas demandas desde o desenvolvimento do projeto e suas características técnicas até o atendimento pós-vendas.
Com o grande parentesco com o MAN TGX, a montagem final dos novos VW Meteor será na mesma linha dos irmãos.
VW Meteor 28.460 6×2
Na configuração de entrada, o VW Meteor 28.460 6×2 é voltado para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Ele opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas.
O 28.460 6×2 pode operar como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros.
VW Meteor 29.520 6×4
Já o Meteor 29.520 6×4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas, com versatilidade a toda prova.
gostei do visual