Volvo lança nova geração dos caminhões FH, FM e FMX que estreiam com câmeras no lugar dos retrovisores, novas cabines e motores mais econômicos
A Volvo acaba de lançar no mercado brasileiro a nova geração do pesado FH. A marca também renova a dupla FM e FMX, com a promessa de menor consumo de combustível, novas cabines e incrementos tecnológicos, como câmeras no lugar dos retrovisores.
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As cabines do FM, FMX e FMX MAX são totalmente novas. “Inspiradas na nova geração do FH, as cabines ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista. Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista, com mais segurança”, diz Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.
Inclusive, o FMX MAX, estreia como caminhão para aplicações em mineração e construção pesada. Com um novo eixo traseiro, novas suspensões dianteira e traseira e freios de maior desempenho, ele possui uma carga útil muito maior, com um PBT (Peso Bruto Total) de 58 toneladas em sua versão 8×4, o que representa um aumento de 10% na capacidade de carga do modelo. O FMX MAX tem opções de motorização de 460, 500 e 540cv.
“O FMX MAX é uma excelente opção para os operadores que precisam de veículos que suportem mais peso e sejam muito robustos para várias aplicações pesadas”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo. “Ele tem uma configuração que maximiza ganhos e reduz o custo operacional, com maior capacidade de carga, maior produtividade e robustez, mantendo sua grande disponibilidade”, complementa William Junqueira, engenheiro de vendas da marca.
Linha completa
“É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “Desde que chegou ao Brasil, a Volvo sempre foi reconhecida pela inovação. E agora conseguimos aprimorar ainda mais várias das tecnologias consagradas da marca, para dar mais segurança e produtividade aos nossos clientes”, acrescenta Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.
Tecnologia
Os novos Volvo vêm com uma nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. Nos novos caminhões o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.
Outro avanço vem da própria transmissão eletrônica I-Shift, que está ainda mais inteligente, com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento destes recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Quadro digital
Todos os veículos ganharam um painel digital de 12 polegadas, totalmente digital, com várias possibilidades de telas configuráveis para a conveniência do motorista. Tudo se ajusta ao modo de direção, mostrando na tela central informações necessárias para as diferentes operações. As inovações garantem mais facilidade no dia a dia, como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento. O condutor pode colocar o display do GPS no centro do campo visual e também visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, entre inúmeras outras opções.
Outra inovação é a central multimidia de 9 polegadas de tela sensível ao toque. Com visualização fácil, traz tudo ao alcance da mão e visão do condutor, desde o rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, até aplicativos, telemetria e muitas outras configurações importantes.
Segurança
O foco em segurança está ainda maior na nova geração de caminhões pesados Volvo. Um dos aprimoramentos é o Piloto Automático de Descida, tecnologia inédita que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. O sistema conjuga vários dispositivos, como o consagrado VEB; o potente freio motor Volvo; a transmissão eletrônica I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.
No Volvo FH, há agora a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via, além de garantir a visão máxima ao motorista Volvo.
Agora, a nova linha de caminhões traz de série o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS. Estes equipamentos garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Eles ainda permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas. Com este pacote, os caminhões possuem sempre freios com acionamento eletrônicos EBS para freios a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa; Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática.
Olhos
A nova linha pode receber até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de câmera de ponto cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito, garantindo visão em um dos principais pontos cegos do veículo, proporcionando visibilidade de 76m² desta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.
Por dentro
Os novos Volvo chegam com muitas mudanças externas e internas nas cabines. O FH ganhou novo conjunto ótico e nova grade frontal, revigorando o design moderno do modelo. Houve melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta.
Internamente a ergonomia foi aprimorada, com um novo colchão de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco são outras novidades. Outra mudança é a nova alavanca da caixa I-Shift, mais ergonômica, que permite melhor movimentação do motorista.
Já os novos Volvo FM e FMX têm uma nova cabine. Inspiradas na nova geração do FH, as cabines ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista. Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista, com mais segurança.
Volvo Connect
Para aproveitar os amplos benefícios de conectividade dos novos caminhões a Volvo criou um ecossistema digital completo que dá acesso fácil e amigável a uma coleção inédita de dados dos veículos. O Volvo Connect melhora a performance geral dos transportadores com uma refinada gestão da frota, novas funções que aumentam a segurança das operações e ferramentas de ponta para a economia no consumo de combustível, principal custo da operação. “O gestor de frota acessa os dados no computador da empresa ou em seu celular. Para compartilhar as informações com outras plataformas, o Volvo Connect se integra facilmente ao sistema utilizado pelos clientes, de um jeito simples e rápido. A nova plataforma substitui o Dynafleet e continua 100% integrada à arquitetura digital dos caminhões Volvo, sem adaptações”, afirma Carlos Banzzatto, gerente de serviços comerciais da Volvo.
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