Executivos da Mercedes-Benz visitam operação de seu caminhão autônomo  

Mercedes-Benz Atego 1730 autônomo atua na interligação das linhas de produção com o Centro de Distribuição 4.0 da fabricante de produtos de higiene e limpeza Ypê

Mercedes-Benz Atego 1730 autônomo
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Atego 1730 com direção autônoma é fruto de parceria da Mercedes-Benz do Brasil com a startup Lume Robotics, referência no País

No fim de janeiro, Karin Rådström, membro do Conselho Administrativo da Daimler Truck AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Trucks, e o Prof. Uwe Baake, chefe de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz Trucks, presenciaram o lançamento do Mercedes-Benz Atego 1730 autônomo da marca

O primeiro caminhão alemão com direção autônoma atua em operação controlada e que foi especialmente adaptado para um negócio exclusivo do Brasil.

Os executivos visitaram a planta industrial da Ypê para ver um caminhão autônomo Mercedes-Benz em testes em condições reais de uso. Na fábrica de produtos de limpeza o Atego autônomo interliga as linhas de produção com o Centro de Distribuição 4.0, um dos mais tecnológicos do Hemisfério Sul.

Juntamente com Karin Rådström e o Prof. Uwe Baake, participaram da visita à Ypê: Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina; Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil; Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil; Dr. Daniel Spinelli, diretor de Desenvolvimento Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil e Luis Carlos Costa, gerente de Desenvolvimento de Produto – CTT da Mercedes-Benz do Brasil.

No caso das quatro unidades vendidas para a Ypê, o caminhão autônomo Atego (modelo escolhido pelo cliente) se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. “Devido à atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, diz Roberto Leoncini. “É importante ressaltar que o motorista segue presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”.

O executivo informa que a Ypê aprovou essa ideia e foi a primeira a adquirir o Atego autônomo, que está preparado para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que também são interligados por um sistema de automação industrial. “A Mercedes-Benz vendeu até agora quatro caminhões Atego 1730 autônomos para a Ypê. Dessa forma, nossa solução com a Lume Robotics otimiza a produtividade da operação de transporte e logística interna da Ypê, assegurando eficiência, precisão e segurança”.

Juntamente com Karin Rådström e o Prof. Uwe Baake, participaram da visita à Ypê: Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina; Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil; Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil; Dr. Daniel Spinelli, diretor de Desenvolvimento Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil e Luis Carlos Costa, gerente de Desenvolvimento de Produto – CTT da Mercedes-Benz do Brasil.
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Executivos da Mercedes-Benz conhecem operação do caminhão autônomo

Com veículos autoguiados com sensores, robôs que montam os paletes, sistemas de comando de voz, transelevadores novos, rápidos, produtivos e inteligentes, a companhia reforça o compromisso com a inovação, eficiência e otimização de processos, com o objetivo de seguir evoluindo a qualidade do serviço prestado aos clientes.

Operando 24 horas por dia, os veículos autoguiados fazem a função de movimentação das cargas dentro do CD, levando os paletes de forma segura e eficiente para seus respectivos destinos.

Outra importante etapa do processo que também conta com inovação é o recebimento, realizado por meio de esteira automática, que faz o descarregamento dos caminhões das unidades produtivas de maneira totalmente automática e muito mais veloz, podendo descarregar um veículo cheio em menos de 5 minutos.