Mercedes-Benz celebra 20 anos do Accelo no Brasil

Caminhão tem versões de modelos leves e também de médios. Linha atual tem motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 que rende 163 cv de potência

Mercedes-Benz Accelo
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Linha é vendida atualmente na família de modelos leves e médios

Lançado em 2003, o Mercedes-Benz Accelo completa 20 anos de comercialização no mercado brasileiro. No período, a família de caminhões leves e médios da marca alemã registrou 89.515 unidades vendidas até o acumulado de junho de 2023. 

Do total, 85.461 emplacamentos eram de caminhões leves e 4.054 da categoria de médios.

O Mercedes-Benz Accelo 815 é o modelo mais vendido da linha com 33.387 emplacamentos. No segundo lugar, o Accelo 1016 apresentado em 2012 emplacou 33.932 unidades. Já o médio Accelo 1316 6×2 emplacou 4.031 unidades desde que começou a ser vendido em 2015. A família Accelo também teve, em sua trajetória, modelos leves como 715 e 915, que foram sucedidos pelos atuais 817 e 1017. Já o médio 1316 6×2 é o antecessor do atual Accelo 1317 6×2.

“Quando a Mercedes-Benz lançou o Accelo, há 20 anos, tinha um grande desafio: dar continuidade ao sucesso do caminhão 710, o Mercedinho, um campeão de vendas e muito querido por autônomos, frotistas e motoristas do Brasil por qualidades como agilidade e robustez nas severas atividades da distribuição urbana e das curtas distâncias rodoviárias e rurais. Desde sua chegada ao mercado, o Accelo já trouxe em seu DNA todas as características consagradas dos leves da marca, agregando mais força, tecnologia e um padrão ainda mais elevado de desempenho, economia, conforto e segurança

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

Segundo a marca alemã, uma das inovações do Accelo foi sua cabina com o conceito de home office, com interior parecido ao de um automóvel. Isso inclui vários porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar condicionado e cobertura de degraus.

Mercedes-Benz Accelo 817
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Guincho de autosocorro é a operação que mais se destaca nas operações do Accelo

Entre suas diversas possibilidades de aplicação, o Accelo se destaca como guincho de autossocorro. Quem atesta a qualidade e a versatilidade desta linha de caminhões Mercedes-Benz nessa atividade é Flávio Cristiano das Dores, mecânico de formação e proprietário da Comercial Flavinho e de outras empresas que, desde 1999, atua com serviço de guincho e, mais recentemente, com locação desses veículos para terceiros. Com sua base na cidade paulista de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, atende parte da região, Litoral Norte e Campos do Jordão, contando hoje com uma frota de mais de 100 veículos.

A empresa possui 25 caminhões Accelo em sua frota, sendo 15 unidades Euro 5 adquiridas no ano passado. Em 2023, já negociou com a De Nigris São José dos Campos a compra de mais 31 unidades de Accelo Euro 6: são 15 unidades do modelo 817, outras 15 do 1017 e um 1317 6×2. Além disso, também adquiriu um caminhão médio Atego 1419 e um extrapesado Arocs 3351 6×4, ambos Euro 6 e também para serviços de guincho. Estes caminhões começaram a ser entregues no mês de junho.

Novo motor Euro 6 

A atual linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6), chegou ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 (8.300 kg de PBT) e Accelo 1017 (9.600 kg de PBT) e o médio Accelo 1317 6×2 (13.000 kg de PBT). Eles são equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. Além disso, são indicados para viagens intermunicipais, curtas distâncias rodoviárias e transporte em áreas rurais e também atendem a legislações de restrição de circulação, como o VUC (Veículo Urbano de Carga).

“O motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 ganhou 5% de potência, oferecendo agora 163 cavalos. Além disso, o torque de 610 Nm se estende aos três novos modelos Euro 6”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso se traduz em melhor desempenho e mais agilidade no trânsito e nas rodovias”.

O trem de força é um diferencial de mercado do Accelo. O motor Euro 6, sem EGR, preserva a robustez que os clientes já conhecem e aprovam. O mesmo se aplica ao novo câmbio Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo. Além de propiciar mais conforto ao condutor do veículo, o Mercedes-Benz G70 exige menor esforço do motorista e assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de marcha.

Ainda com relação ao trem de força, a embreagem com auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal, o que se traduz em conforto, praticidade e produtividade na condução do caminhão.

A linha Accelo 2023 trouxe novidades externas na cabina, a começar pelo espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação e DRL (luz diurna de rodagem) de LED. Internamente, destaca-se a nova coluna de direção ajustável em 13 graus (mais 5 graus para cima e menos 8 graus para baixo). Isso significa 30% a mais de ajustes em relação ao Accelo Euro 5. A alavanca do câmbio automatizado está posicionada na coluna de direção, solução que oferece praticidade ao motorista.

Na linha Accelo 2023, o interior da cabina ganhou novo revestimento do teto, tacógrafo no teto e um espaço adicional para equipamentos, tanto no teto, quanto no painel.

O painel também conta com novo display digital de 10,4 polegadas, teclas de navegação, controle eletrônico de levantamento do 3º eixo e a alavanca do câmbio automatizado. Com essas novidades no teto e no cockpit, o Mercedes-Benz Accelo permite expandir o número de teclas para implementos e outros opcionais.