Mercedes-Benz lança betoneira Atego 2730 8×4

Mercedes-Benz Atego 2730 8×4 betoneira foi desenvolvido em parceria com a Supermix visando atingir a capacidade de 8 m³ dentro da Lei da Balança

A Mercedes-Benz lança o Atego 2730 8×4 betoneira para atender o setor da construção civil. A novidade foi desenvolvida em parceria com a Supermix. O modelo basicamente é um 2730 6×4 com um eixo adicional.

A solução foi pensada visando atingir a capacidade de 8 m³ de concreto num veículo 8×4 dentro da Lei da Balança. Segundo a Mercedes-Benz, a versão compacta, com tração 8×4, facilita as manobras em locais estreitos e pisos irregulares dos canteiros de obra.

Mercedes-Benz Atego 2730 8x4
Foto | Mercedes-Benz/divulgação

Tara leve

O Mercedes-Benz Atego 2730 8×4 é identificado como “tara leve”, graças à redução de peso do caminhão. O modelo traz elementos mais compactos, como cabina curta, tanque de combustível de 120 litros, tanque de ARLA de 12 litros e caixa de bateria menor, entre outras otimizações, além de rodas de alumínio.

O 2º eixo dianteiro autodirecional foi implementado pela empresa KLL que conseguiu manter o entre-eixos original de 3.600 mm, a menor distância do mercado para uma aplicação como essa. Este é um importante detalhe que contribui para a redução de peso e manutenção da excelente manobrabilidade nos canteiros de obra. A inclusão do 4º eixo também não mudou o comprimento total do Atego 8×4 customizado. O caminhão fico com o mesmo 7.596 mm da versão 6×4.

Mercedes-Benz Atego 2730 8x4 betoneira
Foto | Mercedes-Benz/divulgação

“O CTT (Centro de Customização para Clientes da Mercedes-Benz) e os nossos parceiros da Supermix alcançaram um resultado fantástico. Esse Atego 2730 8×4 pesa uma tonelada a menos que o modelo concorrente mais leve. Tínhamos o objetivo de criar uma betoneira 8×4 para 8 m³ de concreto que operasse dentro da Lei da Balança. A meta era difícil, mas o meu time de produto encarou o desafio e chegou a um produto que, acima de tudo, assegura o alto nível de qualidade, robustez e resistência dos produtos da nossa marca. Essa solução sinaliza uma forte tendência de mercado no transporte de concreto”.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

Redução de peso

Para reduzir o peso do caminhão, a Supermix uou um balão de aço inoxidável especial, mais leve e muito reforçado, além de um sobrequadro de alumínio na estrutura onde é fixado o balão. O motor hidráulico acoplado ao redutor que movimenta a betoneira também é compacto e mais leve, sem abrir mão da eficácia. Alguns materiais metálicos foram substituídos por polipropileno, mais leves e igualmente resistentes.

O Atego 2730 8×4 betoneira iniciou os testes no começo de 2020 na unidade da Supermix em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo.

Pacote Robustez

A Mercedes-Benz além de priorizar a redução da tara do caminhão e a maior capacidade de carga útil, também se dedicou ao interior da cabina, visando assegurar conforto e ergonomia para o motorista, contribuindo para sua produtividade e bem-estar a bordo. O painel de fácil limpeza e alta durabilidade, o revestimento dos assentos em vinil e uma mangueira para limpeza da cabina facilitam o dia a dia do motorista, o que é essencial para quem opera em canteiros de obras, locais com muito pó.

Mercedes-Benz Atego 2730 8x4
Foto | Mercedes-Benz/divulgação

De série

O Atego 2730 8×4 vem equipado também com o Pacote Robustez de série, que inclui itens como: para-choque dianteiro fora de estrada, grade metálica de proteção dos faróis, escada de metal com maior ângulo de ataque, pneus 275/80 R 22.5 (mistos), protetor de cárter, bloqueio de diferencial longitudinal (transversal como opcional) e escapamento vertical.

O Atego 2730 8×4 também contou com a parceria da empresa KLL, um dos principais fabricantes de suspensões e componentes para veículos comerciais do País, que desenvolveu e instalou o 2º eixo auto direcional com suspensor pneumático. Quando o veículo está vazio, os pneus desse eixo não tocam o solo, trazendo economia e maior vida útil.

Siga também as redes sociais do Autos Pesados