Serviço de atendimento emergencial (VOAR) da Volvo comemora 40 anos

Com mais de 1 milhão de atendimentos realizados, serviço VOAR da Volvo foi lançado em 1981

Volvo Voar
Foto | Volvo/Divulgação

A serviço Volvo Atendimento Rápido ou simplesmente VOAR celebra 40 anos de atividades. Desde 1981, já são mais de 1 milhão de atendimentos realizados. O programa foi lançado logo nos primeiros anos de atividades da marca no mercado brasileiro. Segundo a marca sueca, o serviço emergencial foi pioneiro no setor de transportes comerciais no país.

Ainda de acordo com a Volvo, atualmente, o VOAR é referência no segmento, ao contribuir para que a frota da marca tenha altíssima disponibilidade, com rápida solução de ocorrências em todo o continente.

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A Volvo lançou o VOAR logo depois de começar a produzir veículos em Curitiba (PR), quando a rede de concessionárias ainda estava em formação no país. “Foi uma iniciativa inovadora e que o mercado de caminhões e ônibus não conhecia. Não existiam centrais para atendimento 24h e com ligação gratuita. Com o VOAR, o transportador podia, e ainda pode, se sentir seguro e protegido todo o tempo”, lembra Leandro Brito, gerente de serviços da Volvo. Desde aquela época, a marca segue garantindo que seus veículos sejam atendidos em qualquer parte do território nacional a qualquer momento, mesmo durante a noite, finais de semana e feriados.

 “Nossa promessa de atendimento pontual e de qualidade sempre foi religiosamente cumprida”, afirma Brito. Para isso, o VOAR sempre funcionou dentro da fábrica da Volvo em Curitiba. “Fazemos questão de manter nossa equipe ‘em casa’, com total integração com nossos times de engenharia e comercial. Isso garante mais rapidez e agilidade, além de atualização em tempo real de nossa equipe técnica com as mais recentes tecnologias dos veículos Volvo”

Aline Steiner, coordenadora do VOAR

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Foto | Volvo/Divulgação

Atualmente, o serviço faz parte da área de Uptime Center da Volvo e conta com uma equipe de 27 pessoas. Todos atuam com altas metas de qualidade e estão em constante treinamento para acompanhar as mudanças dos veículos. “Estou há 19 anos no VOAR e me impressiono com os avanços. Hoje temos veículos conectados, com uma alta tecnologia embarcada, ainda mais seguros e avançados. E os técnicos também tiveram de evoluir. Temos uma equipe superespecializada, engajada para a melhoria contínua”, afirma Emerson Bialeski, técnico de atendimento.

Para entrar em contato com o VOAR, o motorista pode pressionar o botão VAS on Call no painel do veículo Volvo, ou ligar para um número de telefone gratuito, o 08000 41 6161. Cada vez que o botão é acionado, uma equipe entra em ação para fazer a leitura remota dos códigos e propor soluções para imediata resolução. Todo o diagnóstico da ocorrência é feito remotamente. “Perto de 50% dos problemas relatados pelos motoristas são resolvidos por telefone, sem a necessidade do deslocamento de um técnico ao local”, explica Aline Steiner. “Nosso compromisso é atender os motoristas e clientes o mais rápido possível, assim como manter os veículos Volvo rodando o maior tempo”, complementa.