4TRUCK celebra aumento de 32% na venda de implementos 

Mesmo com queda na venda de caminhões leves, 4TRUCK aumentou sua participação de mercado no segmento

Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK
Foto | 4TRUCK/Divulgação -Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK

Vendas de implementos da 4TRUCK apresentam crescimento de 32% no terceiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. “O resultado é bastante satisfatório, principalmente porque nosso negócio depende diretamente da venda de caminhões e tem havido quebra na produção de boa parte das montadoras em 2022 devido à falta de componentes”, comenta Osmar Oliveira, CEO da empresa.

Em 2020, a 4TRUCK apresentou alta de 12% e em 2021 foram mais de 41% de crescimento. A ampliação dos negócios da 4TRUCK no período de janeiro a setembro de 2022 refirma o planejamento executado no início da pandemia, quando a empresa investiu em processos e na ampliação do share de produtos, que sempre teve o baú de alumínio como carro chefe. O número de unidades produzidas é 38% maior que no ano anterior.

“Vimos lá atrás que a Logística teria de se reinventar com esse ‘mundo novo’ trazido pela pandemia e apostamos no aumento da demanda por carrocerias abertas confeccionadas em aço, em especial para atender frotas de locadoras e empresas das áreas de construção civil e ambiental”, explica. Deu certo. Nos nove primeiros meses de 2021, os baús de alumínio significavam 71% das vendas da 4TRUCK e as carrocerias de aço representavam 11%. “Neste ano, o share dos baús caiu para 44%, com uma ligeira queda de volume. O crescimento substancial ocorreu nas carrocerias abertas de aço, onde o crescimento nas vendas foi de 700%! O equipamento representa 40% de nosso share este ano” informa Osmar Oliveira.

Essa ampliação do line-up, que tem a carroceria aberta de aço com maior volume de crescimento, também inclui a produção de cabines suplementares para transporte de passageiros. O executivo explica que o segredo do crescimento tem sido a diversificação da carteira de clientes, que surgiu com a ampliação do portfólio, mais a negociação de parcerias com fornecedores e o trabalho contínuo na melhoria do processo produtivo. “Procuramos manter a carteira cheia com produtos para diversos tipos de aplicação, o estoque abastecido por um bom time de parceiros comerciais, e o custo otimizado por conta dos inúmeros trabalhos envolvendo o time e o processo”, detalha Osmar.