Mercedes-Benz apresenta campanha contra assédio a mulheres no transporte coletivo

Coletivo de Respeito é uma campanha da marca alemã em conjunto com parceiros para denúncia e proteção contra assédio e importunação sexual de mulheres no transporte coletivo

Mercede-Benz apresenta campanha contra assédio a mulheres no transporte coletivo
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Canal de denúncia e acolhimento será coordenado pelo Projeto “Justiceiras”, que presta atendimento online para combate à violência contra a mulher nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial

A Mercedes-Benz e seus parceiros apresentam a campanha “Coletivo de Respeito” que busca sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres no dia a dia dos transportes coletivos, especialmente nos ônibus. 

A campanha terá o acolhimento e proteção às vítimas feitos por meio do trabalho desenvolvido pelo Projeto “Justiceiras”, organização que atua no combate à violência contra a mulher. O primeiro contato para denúncia ou busca por apoio será feito por meio de um canal exclusivo e criado especialmente para importunação sexual de mulheres nos transportes coletivos.

A gestão do canal de denúncia e acolhimento será realizada pelas voluntárias do Projeto “Justiceiras”, que prestará atendimento online multidisciplinar nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial. Desde 2020, as “Justiceiras” já atenderam mais de 13.500 vítimas, contando para isso com aproximadamente 15.000 mulheres voluntárias cadastradas.

Esse projeto é fruto de mais uma iniciativa de colaboradores da nossa Empresa, que encontraram nas Justiceiras a parceira ideal para este propósito. Aqui na Mercedes-Benz, contamos com um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios. Esse time gera dentro de casa as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. É o que ocorre agora com o Coletivo de Respeito. A ideia surgiu ao mapearmos algumas dores da sociedade e o assédio no transporte público é uma delas

Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina

Pfeffer diz que o objetivo da marca é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável.

Uma equipe de voluntários da Mercedes-Benz formada por 22 líderes de todas as diretorias da Empresa, dos quais seis são responsáveis pelas ações diretas do Coletivo de Respeito. “Nós entendemos que ao ajudar a passageira, também estamos cuidando do ônibus e consequentemente do nosso negócio, mas principalmente visamos a redução dos índices de assédio no transporte público”, ressalta Kathrin Pfeffer. “Esse comprometimento está totalmente alinhado ao posicionamento da nossa unidade de ônibus: Pensando no coletivo. Pensando no futuro!”.

Mercede-Benz apresenta campanha contra assédio a mulheres no transporte coletivo
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação- Campanha conta com contribuição de R$ 1,8 milhão do banco de fomento alemão DEG e doações de parceiros

O Coletivo de Respeito conta a contribuição financeira de R$ 1,8 milhão da DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe da Alemanha, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre várias ações globais, a DEG destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu todo apoio ao processo de condução e aprovação do projeto, bem como à interface e governança do tema externamente junto a autoridades governamentais e outras empresas.